Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Organização retórica na construção do gênero discursivo monografia de graduação: descrição, análise e ensino
JOSEFA FRANCISCA HENRIQUE DE JESUS
DISSERTAÇÃO
04/04/2014

Os estudos que tomam a análise dos gêneros discursivos acadêmicos, baseados na teoria swalesiana, como ponto de partida para o trabalho com a linguagem na academia têm crescido consideravelmente. A aplicabilidade do modelo CARS (creat a research space, SWALES, 1990) é bastante aceita para a análise retórica de resumos, resenhas e artigos, dentre outros gêneros discursivos. Neste trabalho essa aplicabilidade está voltada para a análise do gênero discursivo monografia, produzido por estudantes do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nas habilitações em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola. A pesquisa tem como objetivos descrever e analisar o padrão retórico que norteia a produção/construção de cada seção constitutiva do gênero monografia de graduação e, com base nesse esquema composicional, propor uma sequência didática que auxilie o graduando de Letras no aprimoramento da elaboração e redação da monografia, enquanto trabalho de conclusão de curso de graduação-TCC. O corpus é constituído de versões finais de monografias dos graduandos. O escopo teórico sustenta-se em Bakhtin (2003[1979]), Swales (1990), Biasi-Rodrigues (1995), Bezerra, (2001; 2006), Motta-Roth; Hendges, (2010) Rego, (2012), dentre outros. Os resultados apontam distintas realidades na construção do padrão retórico do gênero em análise, entre os sujeitos pesquisados, as quais precisam ser consideradas no planejamento e na operacionalização das sequências didáticas, conforme necessidades de cada habilitação/turma. A descrição e análise do padrão retórico evidenciado nas produções monográficas e a proposta de trabalho didático com base nessa realidade são as contribuições centrais do trabalho. Espera-se que esse ato investigativo possa subsidiar e mediar o ensino-aprendizagem das teorias e análise de gêneros no ambiente acadêmico,responsável pela formação do professor de línguas, pela continuidade, viabilidade e inovação de pesquisas e desenvolvimento das ciências da linguagem.

Gênero discursivo. Organização retórica. Sequência didática. Monografia.
The studies that analyze academic discursive genres, based on Swales’ theory, as a starting point to understand language in academic setting have increased considerably. The use of CARS model (create a research space, SWALES, 1990) is well received to rhetoric analysis of abstracts, reviews and papers, among other discursive genres. In this work this theory is related to the analysis of monograph as an academic conclusion production, composed by graduation students of Letters Course, at State University of Rio Grande do Norte, in the areas of Portuguese Language, English Language and Spanish Language. The research has as main aim to describe and analyze the rhetoric pattern that guides the production/construction of each constitutive section of the monographic genre in graduation and, based on this compositional scheme, to propose a didactic sequence to support Letters graduation students to improve the elaboration and composition of their monographs as an academic work for conclusion of graduation course. The corpus is constituted by final versions of monographs produced by graduation students. The theoretical approach is based on Bakhtin (2003 [1979]), Swales (1990), Biasi-Rodrigues (1995), Bezerra (2001; 2006), Motta-Roth; Hendges (2010), Rego (2012) among others. The results show that, among the researched subjects, the necessity to consider planning and operationalization of didactic sequences, according to the needs of each area/classroom. The description and analysis of the rhetoric pattern identified in monographic production and in the didactic proposal based on this reality contribute for teaching monographic genres. We hope that this research can provide and mediate the knowledge of this theory in order to motivate the analysis of genres in academic setting to improve language teachers’ formation, resulting in viability and innovation for researches and development in language sciences.
Discursive genre. Rhetoric organization. Didactic sequence. Monograph.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, DISCURSO E ENSINO
Dicionário, multimodalidade e ensino: uma abordagem discursiva

Banca Examinadora

ANTONIO LUCIANO PONTES
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
MARCIO SALES SANTIAGO Participante Externo
JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim