Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS (33144010006P9)
ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITO DE POLIPROPILENO E PÓ DE PNEU PARA UTILIZAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
KELLY CRISTINA DE LIRA LIXANDRAO
TESE
25/08/2017

Em função do constante aumento da população e do aumento da produção de veículos ao longo dos anos, a quantidade de resíduos sólidos gerados e depositados no meio ambiente cresceu de forma considerável. O pneu, que é um destes materiais, quando descartado em local inadequado pode provocar sérios problemas ambientais e à saúde da população. Assim no intuito de diminuir sua quantidade enviada ao meio-ambiente e de produzir um ciclo de produção adequado, o pó de borracha de pneu foi utilizado como reforço em matriz de polipropileno para ser aplicado no encapsulamento do motor de veículos comerciais. A sua utilização visa assegurar uma redução do peso da peça e, consequentemente, do veículo, otimizando seu consumo de combustível e diminuindo a emissão de poluentes, além de garantir uma minimização da poluição sonora, através da atenuação do ruído pelo compósito. As análises acústicas de perda de transmissão e de ruído externo foram realizadas para verificar se o material atendeu aos limites especificados pelas resoluções. Análise de difração de raios X viabilizou a identificação e a quantificação das diferentes fases que compõem o material, além de evidenciar a ocorrência de polimorfismo. Por calorimetria exploratória diferencial foi possível verificar o grau de cristalinidade do material e por termogravimetria foi verificado que a decomposição térmica dos compósitos ocorreu em dois estágios: o primeiro na faixa de temperatura entre 300 C e 400 C e o segundo entre 400 C e 500 C. Ensaios de tração e flexão demonstraram resultados inferiores aos do polímero virgem; todavia, o ensaio de impacto apresentou valores superiores, em função da tenacificação da matriz termoplástica.

pneu inservível;encapsulamento de motor;poluição sonora e ambiental
Due to the constant increase in population and the increase in vehicle production over the years, the amount of solid waste generated and deposited in the environment has grown considerably. The tire, which is one of these materials, when discarded in inappropriate locations can cause serious environmental problems and to the health of the population. Thus, in order to reduce the amount sent to the environment and to generate an appropriate production cycle, the tire rubber powder was used as reinforcement in a polypropylene matrix to be applied to the engine encapsulation of commercial vehicles. It is intended to provide a reduction of the weight of the piece and thus the vehicle, optimizing fuel consumption and reducing the emission of pollutants; also it ensures the minimization of noise pollution through the noise attenuation by composite. Acoustic analysis of transmission loss and external noise were carried out to verify whether the material complies with the limits specified by the resolutions. X-ray diffraction analysis enabled the identification and quantification of the different phases that comprise the material, besides evidencing the occurrence of polymorphism. By differential scanning calorimetry it was possible to verify the degree of crystallinity of the material and by thermogravimetry it was verified that the thermal decomposition of the composites occurred in two stages: the first in the temperature range between 300 C and 400 C and the second one between 400 C and 500 C. Tensile and flexural tests showed lower results than the virgin polymer, however, the impact test had higher values, as a function of thermoplasctic matrix tenacity.
End-of-life tires;engine encapsulation;noise and environmental pollution
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS
MATERIAIS FUNCIONAIS AVANÇADOS
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Banca Examinadora

FABIO FURLAN FERREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANILO JUSTINO CARASTAN Docente - PERMANENTE
ROOSEVELT DROPPA JUNIOR Docente - PERMANENTE
HELIO WIEBECK Participante Externo
ELIZABETH GRILLO FERNANDES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Doutorado no País GD 37
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - Pró reitoria de Pós Graduação 11

Vínculo

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Não