Objetivos: Avaliar a efetividade de uma intervenção por FNP via internet após 1, 3 e
6 meses na redução do consumo de álcool e problemas associados entre estudantes
universitários brasileiros, bem como a efetividade isolada de dois de seus
componentes (Feedback Normativo e Feedback Consequências). Métodos: Ensaio
pragmático randomizado e controlado com follow-ups após 1, 3 e 6 meses. Os critérios
de inclusão foram: estudante universitário, idade entre 18 e 30 anos e relato de uso
de álcool nos últimos três meses. Foi utilizado um desenho de desmantelamento
(dismantling design), sendo os participantes randomizados (n=46142) a um de quatro
grupos: 1) Controle – avaliação somente (GC), 2) FNP completo, 3) Feedback
Normativo (FN), e 4) Feedback Consequências (FC). A versão completa da
intervenção apresentou dados sobre 1) perfil de consumo de álcool; 2) comparações
normativas; 3) consequências do uso de álcool; 4) custos práticos do uso de álcool
(gasto financeiro e consumo calórico); 5) estratégias de redução de riscos. Os
desfechos avaliados foram a pontuação no AUDIT, o número de problemas, o número
máximo de doses consumidas, a frequência de uso e o número de doses típicas. A
motivação para receber a intervenção foi avaliada com uma escala analógica visual
(intervalo de 0-10) e os universitários foram classificados como pouco motivados
(pontuação < 3) ou motivados (pontuação ≥ 3). As análises estatísticas consideraram
Modelos Lineares Generalizados Mistos e avaliaram os efeitos de intervenção e de
seus componentes por meio de dois paradigmas: casos observados e modelos
considerando taxas de adesão (Imputação Múltipla e Modelos de Padrões Mistos).
Resultados: Um total de 8.211 participantes retornaram ao site em alguma das
medidas de follow-up. Comparado ao GC, o FNP reduziu o número de doses típicas
após um e três meses e de doses máximas após um mês (casos observados e de
taxa de adesão). Estudantes motivados que receberam FNP reduziram as doses
típicas após um (b = -0.51 IC95%: -0.76; -0.27, p<0.001), três (b = -0.60 IC95%: -0.91;
-0,29, p<0,001) e seis meses (b = -0,58 IC95%: -0,93; -0,23, p=0,001). Os modelos
considerando as taxas de adesão mostraram que os efeitos foram mais robustos após
um e três meses. Por sua vez, estudantes pouco motivados no grupo FNP
aumentaram a pontuação no AUDIT após 6 meses (b=1,49 IC95%: 0,74; 2,24,
p<0,001). Em relação à efetividade dos componentes, comparado ao FNP, o FN
reduziu a pontuação no AUDIT (b= -0,23 IC95%: -0,46; -0,002, p=0,048) e o número
xviii
de problemas (b= -0,16 IC95%: -0,25; -0,06, p=0,001) após um mês. Por sua vez, o
FC reduziu a pontuação no AUDIT (b= -0,33 IC95%: -0,62; -0,03, p=0,029) e a
frequência do uso (b= -0,37 IC95%: -0,73; -0,004, p=0,045) após 3 meses. Análises
de subgrupo indicaram que entre estudantes motivados, o FN reduziu o número de
problemas em T1 e aumentou número de doses típicas em T3. Já entre universitários
pouco motivados, o FN reduziu o número de problemas em T1, enquanto o FC reduziu
a pontuação do AUDIT em T2. Análises complementares indicaram que, comparado
ao GC, o FN apresentou efeito negativo entre universitários pouco motivados e que o
FC promoveu efeitos positivos em ambos os subgrupos segundo a motivação.
Conclusão: O FNP via internet e seus componentes foram efetivos na redução do
consumo de álcool, e somente o FN reduziu o número de problemas do uso. Os efeitos
de todas as intervenções variaram segundo a motivação do participante, a qual deve
ser avaliada antes da escolha do tipo de feedback disponibilizado. O FNP e FN são
indicados somente a universitários motivados, enquanto o FC foi efetivo
independentemente da motivação. O FNP ou seus componentes via internet
constituem uma das opções dentre várias estratégias de prevenção e tratamento,
sendo que sua utilização deve ser integrada às mesmas para o manejo adequado do
consumo e problemas do uso de álcool entre estudantes universitários.
Registro Clinical Trials: NCT02058355