Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO
DIOGO PINHEIRO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
01/06/2017

Este trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma investigação sobre o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Para tornar esse estudo possível, foi desenvolvida, aplicada e validada uma sequência didática tendo como base o Princípio Fundamental da Contagem para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória e como metodologia o ensino-aprendizagem-avaliação de matemática atravésda resolução de problemas. Nesta metodologia, conforme Onuchic (2008), o problema torna-se o ponto de partida no processo, onde a discussão em grupo e as interações são peças relevantes para atingir a formalização do(s) conceito(s). Para a construção das questões usadas na sequência, foi realizado um estudo breve acerca de quatro eixos importantes e um teste-diagnóstico com o propósito de identificar os conhecimentos prévios dos alunos com base na Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. Esses eixos foram os seguintes: Conceitos Básicos de Análise Combinatória, Resolução de Problemas, Análise Didática e Levantamento Bibliográfico. A validação pôde ser realizada com a verificação dos protocolos de resolução dos problemas propostos associados com as etapas descritas na sequência. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu para a internalização dos conceitos básicos do objeto matemático em destaque e para a reflexão acerca das dificuldades ou particularidades surgidas durante sua execução.

Aprendizagem;Análise Combinatória;Resolução de Problemas;Sequência Didática;Agrupamentos;Problemas Geradores;Conceitos Básicos;Peculiaridades
This work consists in the presentation of the results of an investigation about the teaching and learning process of Combinatorial Analysis in a second year high school class of a school in the state public network of Alagoas. In order to make this study possible, a didactic sequence was developed, applied and validated based on the Fundamental Principle of Counting to introduce the basic concepts of Combinatorial Analysis and as a methodology teaching-learning-mathematics assessment through problem solving. In this methodology, according to Onuchic (2008), the problem becomes the starting point in the process, where the group discussion and the interactions are relevant parts to reach the formalization of the concept(s). In order to construct the questions used in the sequence, a brief study was carried out on four important axes and a diagnostic test in order to identify the previous knowledge of the students based on the Vygotsky Proximal Development Zone. These axes are classified in: Basic Concepts of Combinatorial Analysis, Problem Solving, Didactic Analysis and Bibliographic Survey. The validation could be performed by verifying the protocols for solving the proposed problems associated with the steps described in the sequence. The results showed that the didactic sequence contributed to the internalization of the basic concepts of the mathematical object in focus and to the reflection about the difficulties or peculiarities that arose during its execution.
Learning;Combinatorial Analysis;Problem solving;Didactic sequence;Groupings;Generator Problems;Basic concepts;Peculiarities
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
-

Banca Examinadora

EDIEL AZEVEDO GUERRA
Sim
Nome Categoria
VANIO FRAGOSO DE MELO Participante Externo
AMAURI DA SILVA BARROS Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.