Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
Poder Legislativo (53037014001P0)
Relação entre gerações de consultores legislativos e compartilhamento de conhecimento
MARCOS ANTONIO REIS
ESTUDO DE CASO
22/08/2017

A pesquisa procura saber qual a relação entre gerações de consultores legislativos e compartilhamento do conhecimento, de onde deriva o objetivo geral do trabalho. Para tanto, procedeu-se ao estudo das gerações, visando delinear aquelas existentes, com suas características e conflitos, no intuito de se enquadrar os integrantes daquele corpo funcional conforme os grupos etários presentes no conjunto. A descrição da equipe funcional, objeto do estudo de caso, permitiu traçar-se perfil genérico do cargo, além da descrição das peculiaridades do trabalho desenvolvido. A pesquisa se justifica pela relevância em se explorar as interferências existentes no inter-relacionamento envolvendo distintos grupos geracionais em uma equipe funcional singular do Poder Legislativo, particularmente quanto à socialização do conhecimento tácito entre seus integrantes. A metodologia adotada previu um estudo exploratório, cujo instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado entre todos os ocupantes do cargo vinculado àquela equipe funcional, além do uso de dados secundários obtidos perante as instâncias administrativas da Câmara dos Deputados. Os resultados obtidos possibilitaram a caracterização do conjunto dos consultores legislativos quanto às gerações etárias de que fazem parte, bem como dos grupos de entrada no cargo. Outro ponto foi o enquadramento do grupo quanto aos conflitos envolvendo questões geracionais, o que delimitou a existência de conflitos entre eles, além de demarcar aqueles inexistentes, bem como certos conflitos sem uma tendência definida na equipe pesquisada. Sobre a inter-relação entre as questões geracionais e o compartilhamento do conhecimento, os dados apurados manifestaram que a equipe não considera as influências no campo geracional como entraves a que o compartilhamento do conhecimento se processe no conjunto, ainda que os elementos mais novos do grupo tenham uma maior inclinação a pretenderem que aquele compartilhamento ocorra, em maior escala, nos grupos geracionais de que façam parte os seus pares de mesma idade ou tenham o mesmo tempo de serviço.

Gestão de Pessoas;Gestão do Conhecimento;Gerações no Serviço Público;Compartilhamento do Conhecimento;Conflitos Geracionais
The research seeks to know the relationship between generations of legislative consultants and knowledge sharing, from which derives the general objective of the work. A generation study was carried out to characterize specific traits and conflicts, making it possible to classify the members of these functional teams by age groups. The functional description of the team, object of the case study, allowed to draw a generic profile of the position and to understand the peculiarities of the tasks developed. The work is justified by the relevance of exploring the interrelation between different generational groups in a single functional team of the Legislative Power, especially with regard to the socialization of tacit knowledge among its members. Methodologically, we adopted an exploratory study, using as a tool a questionnaire applied to all occupants of the workstation linked to this functional team, as well as secondary data obtained from the administration of the Chamber of Deputies. The results obtained allowed to characterize the group of legislative consultants regarding the age groups of which they are part, as well as the groups with the same time of entry in the functional team. In addition, allowed to frame the groups considering generational conflicts, delimiting those with real conflicts, marking those nonexistent and those without any definite tendency. As for the interrelationship between generational issues and knowledge sharing, the data showed that the team does not consider generational influences as obstacles to knowledge sharing. However, the data revealed that younger members are more inclined to expect knowledge sharing to occur on a larger scale in similar generational groups or between those with the same work experience time.
People Management;Knowledge Management;Generation Public Service;Sharing of Knowledge;Generational Conflicts
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PORTUGUES
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

PODER LEGISLATIVO
GESTÃO PÚBLICA NO PODER LEGISLATIVO
Gestão do Conhecimento e da Informação, Inteligência e Aprendizagem Organizacional no Legislativo

Banca Examinadora

ROBERTO CAMPOS DA ROCHA MIRANDA
Sim
Nome Categoria
ROGERIO HENRIQUE DE ARAUJO JUNIOR Participante Externo
ANTONIO TEIXEIRA DE BARROS Docente

Vínculo

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Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.