Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
História da Arte (33009015086P6)
ARTISTAS OU ALIENADOS: REPERCUSSÕES CRÍTICAS DAS PRIMEIRAS EXPOSIÇÕES COM OBRAS DE INTERNOS DO CENTRO PSIQUIÁTRICO NACIONAL
PAULA VAZ GUIMARAES DE ARAUJO
DISSERTAÇÃO
14/07/2017

A pesquisa de mestrado aqui apresentadaanalisa as repercussões críticas das exposições “Pintura dos alienados do Centro Psiquiátrico Nacional”e “Nove Artistas de Engenho de Dentro do Rio de Janeiro”, primeiras mostras a apresentarem trabalhos artísticos dos internos do Centro Psiquiátrico Nacional. Oitenta e quatro publicações jornalísticas levantadas durante esta pesquisa - entre ensaios breves, ensaios autorais de figuras públicas do momento e críticas de arte - serão utilizadas nesta análise. Para além das críticas de arte, as notas jornalísticas que foram aqui consideradas evidenciam o processo de organização da exposição, ou, como é mais frequente, são índices eficazes de recepção de certos conceitos da arte moderna direcionadas a um público leigo. A intenção desta dissertação não é estabelecer apenas pontos de aproximação e distanciamento entre as opiniões dos diferentes críticos e jornalistas que falaram sobre as exposições estudadas, mas buscar o entendimento de questões significativas dentro do campo artístico, e histórico, por meio desses diferentes posicionamentos.Pesquisas que que se debruçaram sob esta problemática, bem como os questionamentos advindos dos desafios metodológicos implicados nesta pesquisa sobre a relação entre a crítica brasileira e as produções visuais dos pacientes psiquiátricos,também são abordados ao longo desta dissertação.

Crítica de Arte;História da Arte Brasileira;Arte e Loucura;Mário Pedrosa;Nise da Silveira.
The master's research presented here analyzes the critical repercussions of the exhibitions "Painting of the alienated from the National Psychiatric Center" and "The Nine Artists from the Engenho de Dentro of Rio de Janeiro", the first exhibitions to present artistic works made by the inmates of the National Psychiatric Center. Eighty-four journalistic publications collected during this research - among brief essays, essays signed by public figures of the moment and art criticisms - will be used on this analysis. In addition to the art criticisms, the journalistic notes that have been considered here evidenciate the organization process of the exhibition, or, as is more frequent, are effective indexes of reception of certain modern art concepts, directed to a lay public. The intention behind this dissertation is not only to establish points of approximation and distance between the opinions of the different critics and journalists who spoke about the studied exhibitions, but to seek for the understanding of significant questions within the artistic and historical fields through these different points of view. Researches that have dealt with this problem, as well as the questions that have arised from the methodological challenges involved in this research about the relationship between Brazilian criticism and the visual productions of psychiatric patients, are also addressed throughout this dissertation.
Art Criticism;History of Brazilian Art;Art and Madness;Mário Pedrosa;Nise da Silveira.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

HISTÓRIA DA ARTE
INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADE
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Banca Examinadora

ANA MARIA PIMENTA HOFFMANN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HELOISA ESPADA RODRIGUES LIMA Participante Externo
VIRGINIA GIL ARAUJO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Auxílio Financeiro 4

Vínculo

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Não