Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
CÉLULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: proposta de intervenção pedagógica
NEIREVANE NUNES FERREIRA DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
09/03/2017

O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos requer um novo olhar na perspectiva da Alfabetização Científica, que implica levar estes estudantes a fazerem uma leitura de sua realidade, avaliando os avanços da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente, além de buscar a resolução de problemas com base nos conhecimentos científicos construídos. Este trabalho consta da proposição, aplicação e análise de uma sequência didática visando contribuir com a melhoria da prática de ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. O primeiro momento da pesquisa teve como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios de alunos da 5ª Fase da EJA sobre a organização básica dos seres vivos. Para tanto, foi utilizado um questionário contendo perguntas objetivas e abertas. Já no segundo momento foi aplicada a Sequência Didática proposta sobre a estrutura da Célula e temas relacionados como a Clonagem e Alimentos Transgênicos e ainda foi realizada uma atividade experimental com a extração do DNA da banana.

Ensino de Ciências;Sequência Didática;Educação de Jovens e Adultos
The Science Education in Youth and Adult Education requires a new look from the perspective of Scientific Literacy, that implies to conduct these students to read their realities, evaluating the progress of science and technology on society and the environment, in addition to seeking troubleshooting based on scientific knowledge built. The first moment of the survey aimed to diagnose the previous knowledge of students on Stage 5 of the EJA on the basic organization of living things. For this, a questionnaire with objective and open questions was used. In the second phase, the proposal Didactic Sequence about the cell structure and related topics, as cloning and transgenic food, and it was even held an experimental activity with banana DNA extraction.
Science Education;Didactic Sequence;Youth and Adult Education
Único
66
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - CTSA
-

Banca Examinadora

HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Sim
Nome Categoria
ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS Docente
LETICIA RIBES DE LIMA Participante Externo
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.