Brasi
Está liberado, até 10 de fevereiro de 2017, o envio pelos PPGs e a homologação pelos Pró-Reitores dos Coletas 2013, 2014 e 2015. Já o prazo do Coleta 2016, para envio e homologação pela pró-reitoria, é 10 de março de 2017.

Dados do Trabalho de Conclusão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
SOCIOLOGIA (42001013012P7)

A influencia do capital cultural no desempenho estudantil: Reflexões a partir do SAEB 2013
BERNARDO MATTES CAPRARA
DISSERTAÇÃO
22/03/2013

A presente dissertação de mestrado verificou empiricamente a influência de um conjunto de elementos nos resultados dos 52.434 educandos do terceiro ano do ensino médio nacional através do SAEB 2013. Os objetivos perpassaram a mensuração do peso do capital cultural dos estudantes nos seus desempenhos, levando em consideração uma gama de outros aspectos. A hipótese central trabalhou com as pesquisas e teorias de Pierre Bourdieu, à medida que percebeu no capital cultural das famílias e dos discentes um impacto decisivo nos seus sucessos ou fracassos no campo escolar. O uso da metodologia quantitativa sustentou a consecução deste trabalho. Por intermédio das análises estatísticas multivariadas, os achados sociológicos demonstraram que os elementos culturais estiveram sempre entre os mais relevantes frente às demais variáveis. Sendo assim, embora as perspectivas que enumeram diversos fatores capazes de impactar nos êxitos ou fracassos escolares contenham sua inquestionável importância, concluiu-se que o contato ou a posse com um conjunto de recursos mobilizáveis associados ao arbitrário cultural dominante no seio familiar ainda representam uma promissora via de explicação.

Não informado
This dissertation empirically verified the influence of a set of elements on the academic performance of 52,434 students of the third year of high school national, obtained through SAEB 2003. Its central hypothesis worked with the research and theories of Pierre Bourdieu, as we saw in the cultural capital of families and students has decisive impact on their successes or failures in the scholl field. Through multivariate as the most important in relation to other variables. Although the prospects witch listed several factors that can impact the successes or failurs at school contain its unquestionable importance, it was concluded that the contact or possession of cultural capital represent a promising explanation way
Não informado
1
143
PORTUGUES
Biblioteca Setorial de Ciências Sociais e Humanidades – (BSCSH)

Contexto
SOCIOLOGIA
SOCIEDADE, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
-

Banca Examinadora
Orientador:
MARILIA PATTA RAMOS
O orientador principal compôs a banca do discente?
Sim
Nome Categoria
CLARISSA ECKERT BAETA NEVES Docente
LETICIA MARIA SCHABBACH Participante Externo

Financiadores
Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Reestruturação e Expansão das IES 22

Vínculo
Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06,
CEP 70040-020 - Brasília, DF CNPJ 00889834/0001-08 -
Copyright 2010 Capes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Cooperação CAPES e SINFO