A saúde tem sido foco de diversos estudos e motivo de preocupação por parte de instituições governamentais, que se deparam com o aumento de doenças crônicas não-transmissíveis entre a população, incluindo a faixa etária infanto-juvenil. A má alimentação é uma das principais causas. Acreditando na autonomia que o conhecimento proporciona, buscou-se, com este trabalho, levar informação e agregar conhecimentos em Nutrição e Alimentação a alunos do Ensino Médio das turmas de 1º e 2º ano de duas escolas – pública e privada – da cidade de Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte). Assim, este trabalho teve o objetivo de analisar os conhecimentos acerca de alimentação saudável e nutrição entre os alunos, seus hábitos e comportamento frente aos alimentos, bem como verificar possíveis concepções adquiridas após intervenção educativa em nutrição nas escolas. A partir daí, foi feita uma proposta de ação para inclusão do tema Alimentação saudável e Nutrição no Plano Político Pedagógico das escolas. A atividade consistiu em uma palestra para as turmas selecionadas, duas em cada escola, totalizando 48 alunos (19 na escola privada e 29 na escola pública) na faixa etária de 15 a 17 anos. Antes da palestra foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos dos alunos a respeito do assunto tratado. Ao final da palestra, que durou aproximadamente 50 minutos, cada aluno recebeu um marca-páginas contendo palavras que remetiam ao tema abordado, confeccionado exclusivamente para esta pesquisa. Observou-se maior consumo de biscoito recheado e refrigerante pelos alunos da escola pública e mais ainda entre os alunos do 1º ano. Na escola privada, por outro lado, os alunos do 1º ano informaram maior consumo de frutas e verduras. Após 30 dias, os alunos responderam novamente ao questionário e observou-se redução no consumo de biscoito recheado e refrigerante, principalmente na escola pública, e aumento no consumo de hortaliças e frutas pelos alunos da escola privada, apontando para o fator renda como limitante do consumo desses alimentos. Alterações nas respostas sinalizaram possível apreensão de conteúdo e ampliação do repertório de conhecimento dos estudantes quando, após a intervenção, aumentou o número de alunos que sabiam conceitos relacionados à segurança alimentar, gordura trans, alimentos diet e light e macro e micronutrientes. Nas séries em que o tema era abordado também durante as aulas, foi maior o número de alunos que souberam definir os conceitos – macro e micronutrientes no 1º ano da escola privada e intoxicação e infecção alimentar no 2º ano da escola pública, por exemplo. Verificou-se a importância de atividades transversais em educação nutricional, à medida em que amplia o conhecimento do aluno sobre os alimentos, incluindo os benefícios ou malefícios que seu consumo provoca, e lhe oferece chance de autonomia sobre a decisão daquilo que ele ingere. A inclusão de atividades relacionadas à Alimentação e Nutrição na grade curricular da escola foi proposta de forma que o tema seja discutido de forma contínua e paralela às disciplinas de Ciências Biológicas e Química, mas ampliando o repertório para outras áreas de ensino.