Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
Poder Legislativo (53037014001P0)
Efeitos do Parlamento Jovem Brasileiro no comportamento político dos egressos (2006 a 2014)
LUCIO MEIRELES MARTINS
ESTUDO DE CASO
13/03/2017

O estudo analisa o comportamento político de egressos do projeto de letramento político Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) da Câmara dos Deputados, das edições de 2006 a 2014. O PJB realiza anualmente, durante uma semana, um processo formativo baseado em uma simulação parlamentar e priorizando o protagonismo dos participantes. Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos dessa ação educativa na cultura cívica, no engajamento cívico e na participação política formal. São abordados dados de um survey com amostra de 29,17% do público atendido pelo PJB no período, incluindo análises quantitativas, por meio de técnicas descritivas e de inferência estatística. Depoimentos escritos são analisados sob uma perspectiva qualitativa, utilizando-se do método da análise de conteúdo e de sua técnica de categorização. Utilizam-se, como referência tipológica, as formas de participação política delimitadas por Ekman e Amnå (2012). Os resultados apontam para uma mudança cultural duradoura e abrangente no nível da atitude política expressa no crescimento da confiança política no Poder Legislativo e, em menor nível, nos partidos políticos. O envolvimento social, caracterizado pelo interesse e motivação para o debate de questões sociais, e o engajamento cívico pelo acompanhamento da agenda política e pela participação em associações civis ampliam-se de forma relevante. A atuação cívica associa-se de forma significativa ao aumento da confiança política e à escolarização, apresentando pouca diferença entre homens e mulheres. A participação política formal em atividades partidárias também demonstra crescimento, entretanto, ocorre predominantemente entre homens e por egressos que também se engajaram no movimento estudantil.

Parlamento Jovem Brasileiro;engajamento cívico;participação política;cultura cívica;comportamento político
The study analyzes the political behavior of participants of Brazilian Youth Parliament, a political literacy project of the Chamber of Deputies in Brazil, from 2006 to 2014. This project holds an educational process that includes a parliamentary simulation based on protagonism. The study aimed to identify the effects of this educational action on political culture, civic engagement and formal political participation. Data are presented from a sample of 29.17% regarding to youth parlamentaries of the period, including quantitative analyzes using statistical inference, and qualitative approach with content analysis method. The written answers are categorized to find the meanings that the young attributed to the effects of the project. The typology of forms of political participation by Ekman and Amnå (2012) is a baseline to characterize political behavior. The results point to a long-term cultural change at the level of political attitude expressed in the growth of political confidence in the Legislative Branch and, with a lower level, in political parties, conclusion that reaches all profiles studied. Social involvement, identified by interest and motivation to debate social issues, and civic engagement by following the political agenda and participating in civil associations, increase significantly. Civic engagement is significantly associated with increased political confidence and formal education, with low inequality between men and women. On the other hand, formal political participation in partisan activities also grows, however it is practiced predominantly among men and participants who also engaged in student movement.
Brazilian Youth Parliament;civic engagement;political participation;civic culture;political behavior
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PORTUGUES
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO

Contexto

PODER LEGISLATIVO
POLÍTICA INSTITUCIONAL DO PODER LEGISLATIVO
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Banca Examinadora

ANTONIO TEIXEIRA DE BARROS
Sim
Nome Categoria
RILDO JOSE COSSON MOTA Docente
MARISA VON BULOW Participante Externo
MAURICIO SCHNEIDER Docente

Vínculo

Servidor Público
Outros
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.