Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS NO SEXTO ANO COM BASE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
SANDRA MARIA PEPES DO VALE
DISSERTAÇÃO
15/08/2017

Essa dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências Naturais que teve como finalidade desenvolver um produto educacional na forma de uma Sequência Didática a qual pode ser desmembrada em planos de aulas. A proposta apresenta sugestões à prática docente em Ciências para o sexto ano do Ensino Fundamental (EF). A sequência está organizada de acordo com o conteúdo curricular baseado em documentos oficiais como: Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs (1997,1998), Proposta Curricular de Santa Catarina-PC/SC (2014), Parâmetros Curriculares de São Paulo-PC/SP (2008), Orientações Curriculares para o Ensino Médio-OCM (2006) e em pesquisas e propostas didáticas na área de Ensino de Ciências divulgadas na literatura. A Sequência Didática articula diferentes estratégias como experimentos, jogos, vídeos, documentários, animações, dinâmicas, modelos em papercraft, origamis, dioramas, flip e lap books entre outras manualidades, estabelecendo inter-relações entre os saberes teóricos e os práticos. A metodologia está fundamentada nos pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC): contextualização, problematização, coletividade, interdisciplinaridade, abordagem histórico-sociológica dos conteúdos e adequação cognitiva. Os materiais foram selecionados priorizando a diversidade didática e sua relevância com base nos conhecimentos, que poderão ser aprofundados em outros anos. O produto foi testado pela pesquisadora com estudantes do sexto ano e analisado por três pedagogas e três professoras de ciências. Os dados foram coletados por entrevistas estruturadas e as contribuições e sugestões foram aproveitas na finalização do produto. A pesquisa foi qualitativa e a coleta de dados foi realizada de agosto a dezembro de 2016. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se: questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados assinalam que o produto educacional Sequência Didática Ecossistemas de águas salgadas: interação entre fatores bióticos e abióticos pode auxiliar o(a) professor(a) de Ciências em suas atividades didáticas.

ensino de ciências naturais;fatores bióticos e abióticos;ecossistemas;sequência didática
This dissertation presents a Master's Degree in Natural Sciences Teaching that aimed to develop an educational product in the form of a didactic sequence that can be broken down into lesson plans. The proposal presents suggestions to the teaching practice in Sciences for the sixth year of Elementary School (EF). The sequence is organized according to the curricular content based on official documents such as: National Curricular Parameters-PCNs (1997,1998), Curricular Proposal of Santa Catarina-PC / SC (2014), Curricular Parameters of São Paulo-PC / SP 2008), Curricular Guidelines for High School-OC (2006) and in researches and didactic proposals in the area of Science Teaching published in the literature. The didactic sequence articulates different strategies such as experiments, games, videos, documentaries, animations, dynamics, models in papercraft, origami, dioramas, flip and lap books among other crafts, establishing interrelations between theoretical and practical knowledge. The methodology is based on the theoretical assumptions of Historical-Critical Pedagogy (PHC): contextualization, problematization, collectivity, interdisciplinarity, historical-sociological approach to content and cognitive adaptation. The materials were selected prioritizing the didactic diversity and its relevance based on the knowledge, which can and should be deepened in other years. The product was tested by the researcher with sixth year students and analyzed by three pedagogues and three science teachers. The data were collected by structured interviews and the contributions and suggestions were used in the finalization of the product. . The research was qualitative and data collection was performed from August to December 2016. Methodological procedures were used: semi-structured interview. The results indicate that the educational product Didactic Sequence Saltwater ecosystems: interaction between biotic and abiotic factors can help the science teacher in his didactic activities.
Teaching of natural sciences;Biotic and abiotic factors;Ecosystems, Didactic Sequence
113
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-

Banca Examinadora

MARIA DA GRACA MORAES BRAGA MARTIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUIZ CLEMENT Docente - PERMANENTE
FLAVIO MASSAO MATSUMOTO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ECOSSISTEMAS DE ÁGUA SALGADA: INTERAÇÃO ENTRE FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO