Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
TABLETS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE JOINVILLE: INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
CLARINA ALVES DO PRADO
DISSERTAÇÃO
24/07/2017

Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias – PPGECMT, na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, campus Joinville. A problemática central que moveu a pesquisa busca alternativas de como mais bem utilizar os tablets no processo de ensino de Ciências para alunos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Joinville. Percebe-se que a utilização de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em ambiente escolar se faz necessária, principalmente pelo fato da consolidação de culturas digitais e a velocidade das informações presente no cotidiano em todos os setores da sociedade. Seguindo essa tendência de consolidação de novas culturas digitais, já é possível verificar a inserção de novas tecnologias educacionais nas escolas da rede municipal de Joinville, tanto para alunos do Ensino Fundamental, com a disponibilização de tablets, como para professores com entrega de notebooks. Contudo, observa-se que apesar da presença de recursos tecnológicos nas escolas, eles não estão sendo bem aproveitados. Diante disso, é necessário refletir sobre qual o diferencial qualitativo que a inserção dos recursos tecnológicos promove em sala de aula para alunos e professores do Ensino Fundamental. Como objetivo geral, buscou-se desenvolver uma sequência didática de ensino de Ciências no Ensino Fundamental, aliando a aplicação de um mural virtual e um modelo de sistematização de uso de imagens, com a utilização dos tablets disponibilizados aos alunos. Pretende-se que a sequência didática possa, posteriormente, ser utilizada por professores de diferentes disciplinas ou, ainda, de forma interdisciplinar. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico. Norteada pela pesquisa-ação, a aplicação da pesquisa aconteceu em duas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contando com 51 (cinquenta e um) alunos no total. Em uma turma a pesquisa foi aplicada pela pesquisadora, e na outra pela professora participante regente da turma. A coleta de dados foi realizada a partir da observação da pesquisadora e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa. Notou-se que os estudantes tiveram facilidade em realizar as atividades propostas com as ferramentas digitais. A docente, mesmo tendo demonstrado insegurança no início, promoveu as atividades com êxito e percebeu os benefícios dos recursos apresentados na sequência didática. Os desafios encontrados na realização da pesquisa centraram-se na questão do acesso a internet, verifica-se que o fornecimento desse recurso ainda é precário. Espera-se que o produto educacional possa contribuir para a inserção das tecnologias em sala de aula e que ela se torne um diferencial no processo de ensino e aprendizagem.

Imagens;Tecnologia;Tablets;Ensino Fundamental
This essay presents a master's research developed in the Postgraduate Program in Teaching Sciences, Mathematics and Technologies - PPGECMT, at the Santa Catarina State University - UDESC, Joinville campus. The mainly problematic that has moved the research looks for alternatives of how to use the tablets in the process of teaching Sciences for elementary school students of public schools of Joinville on its best way. It was noticed that the use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in schools is necessary, mainly due to the consolidation of digital cultures and the speed of information presented in everyday's life in all areas of society. Following this trend of consolidation of new digital cultures, it is already possible to verify the insertion of new educational technologies in the schools of Joinville, for both Elementary School students, with tablets available, and for teachers with notebooks available. However, it is noticed that despite the presence of technological resources in schools, they are not being well used. Given this, it is necessary to reflect on the qualitative differential that the insertion of technological resources promotes in the classroom for students and teachers of Elementary School. As a main goal, it was developed a didactic sequence of Science teaching in Elementary School, combining the application of a virtual mural and a systematization pattern of use of images, using the tablets available to the students. It is intended that the didactic sequence can, later be used by teachers from different subjects or even in an interdisciplinary way. This research has a qualitative, exploratory and bibliographic characteristic. Driven by action-research, the application happened in two classes of the first years of Elementary School, counting with 51 (fifty one) students in total. In one class the research was applied by the researcher, and in the other by the participating regent teacher of the class. Data collection was done through the observation of the researcher and semi-structured interviews applied to the participants of the research. It was noted that the students were able to perform the proposed activities with the digital tools. The teacher, despites having shown insecurity at the beginning, promoted the activities successfully and realized the benefits of the resources presented in the didactic sequence. The challenges found in conducting the research focused on the internet access issue, it is verified that the supply of this resource is still precarious. It is hoped that the educational product can contribute to the insertion of technologies in the classroom and that it becomes a differential in the process of teaching and learning.
Images;Technology;Tablets;Elementary School
178
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Tecnologias Móveis no Ensino Fundamental

Banca Examinadora

KARISTON PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICHARD PERASSI LUIZ DE SOUSA Participante Externo
AVANILDE KEMCZINSKI Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ZIKA VÍRUS E O MOSQUITO AEDES AEGYPTI TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO