Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM CADERNO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE INTERVALOS DE CONFIANÇA APLICANDO SALA DE AULA INVERTIDA
ULISES JACINTO AGUAYO GARRIDO
DISSERTAÇÃO
27/07/2017

O presente trabalho é o resultado da nossa proposta de pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do “Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias” do Centro de Ciências Tecnológicas – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC – CCT). O estudo nesta dissertação foi realizado para elaborar um produto educacional, “Caderno Didático” com o objetivo de disponibilizar uma sequência didática aos professores de nível superior ou interessados no tema Educação Estatística, para a aplicação prática de estimação de intervalos de confiança utilizando o método de Sala de Aula Invertida, como estratégia de ensino-aprendizagem, os resultados obtidos compõem o nosso Caderno Didático anexo. A sequência didática elaborada no Caderno Didático dá suporte nas práticas pedagógicas dos professores de forma a que possam alcançar os reais objetivos da Educação Estatística Crítica. O estimulo para este desafio foi de contribuir na melhoria das aulas e da prática do Ensino de Estatística nos cursos de nível superior de engenharia.

Educação Estatística;Sala de aula Invertida;Didática;Construção do Conhecimento.
The present work is the result of our proposal of a master 's research developed in the scope of the "Professional Master' s Program in Teaching Sciences, Mathematics and Technologies" of the Center of Technological Sciences - State University of Santa Catarina (UDESC - CCT). The study in this dissertation was carried out to elaborate an educational product, "Didactic Notebook" with the objective of providing a didactic sequence to the teachers of higher level or interested in the subject Statistical Education, for the practical application of estimation of confidence intervals using the method of Classroom Inverted, as a teaching-learning strategy, the results obtained compose our Didactic Booklet attached. The didactic sequence elaborated in the didactic notebook supports teachers' pedagogical practices so that they can achieve the real objectives of Critical Statistical Education. The stimulus for this challenge was to contribute to the improvement of classes and the practice of Statistical teaching in engineering higher education courses.
Statistical Education;Inverted classroom;Didactics;Knowledge Building
90
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Jogos cooperativos como instrumentos de avaliação da aprendizagem

Banca Examinadora

ELISA HENNING
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDREA CRISTINA KONRATH Participante Externo
SILVIA TERESINHA FRIZZARINI Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UM CADERNO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE INTERVALOS DE CONFIANÇA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO