Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
EDUCAÇÃO (42019010009P2)
AS ESCOLAS MILITARES E A FORMAÇÃO DO SUJEITO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
MARGRID BURLIGA SAUER
DISSERTAÇÃO
27/03/2017

Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender a valorização da disciplina na formação de jovens em tempos contemporâneos. Mais especificamente, proponho-me a pesquisar os motivos que levam pais e mães de alunos a buscarem Escolas Militares para seus filhos e quais os significados que atribuem à disciplina para sua formação. Em alguns dos estados brasileiros vem acontecendo um processo de Militarização de Escolas públicas o que me leva a pensar na hipótese de que os processos disciplinares, que passam pela docilidade do corpo, ainda encontram espaço na contemporaneidade. É para este espaço ocupado pelas Escolas fortemente disciplinares, que pretendo voltar minha investigação. Para realizar este trabalho, tomei como material de pesquisa entrevistas com pais e mães de alunos que frequentam o Colégio Militar Tiradentes, localizado em Porto Alegre. Este Colégio é mantido pelo Estado do Rio Grande do Sul e tem no seu comando a Brigada Militar. Escolho o Colégio Tiradentes porque ele integra o sistema de ensino civil, diferente dos Colégios Militares do Exército, que possuem um sistema próprio de regulação. Minha pesquisa ficou dividida em duas etapas, sendo a primeira parte composta por entrevistas estruturadas, com pais e mães de alunos que estavam realizando a prova de seleção para ingresso. Nesta etapa, levantei as motivações para a escolha do Colégio Tiradentes. Também, nessa mesma etapa, solicitei autorização deles para realizar a segunda etapa, que seria com pais e mães cujos filhos tivessem obtido aprovação. Na prova de seleção. Aqueles que aceitaram participar da segunda etapa forneceram o telefone para contato. A segunda etapa da pesquisa foi no final de 2016, um ano após a primeira etapa. Na segunda etapa, a entrevista foi semiestruturada e realizada com cinco mães e teve como objetivo aprofundar as motivações para a escolha do Colégio Tiradentes e dificuldades de adaptação ao sistema disciplinar. A partir desta pesquisa, consigo perceber que uma instituição fortemente disciplinar, como o Colégio Tiradentes, ainda encontra espaço ativo na contemporaneidade. O que leva estas famílias a optarem por um sistema fortemente disciplinar para educar seus filhos ou filhas é a esperança de um bom desempenho no Exame Nacional de Ensino MédioENEM, que permita a classificação em universidade pública de alta qualidade. O que me parece possível poder afirmar é que os alunos e alunas do Colégio Tiradentes estão fazendo uma troca, deixando de usufruir no tempo presente, liberdades típicas da juventude para investir em um resultado que virá em tempo futuro e que poderá ser mais proveitoso.

disciplina;educação militar;estudos foucaultianos;heterotopia;norma.
This dissertation aims to understand the value of discipline in the formation of young people in contemporary times. More specifically, I propose myself researching the reasons that lead parents of students to seek military schools for their children and what the meanings they attribute to the discipline for their education. In some of the Brazilian states, a process of Public School Militarization has been taking place, which leads me to think about the hypothesis that disciplinary processes which rely on the docility of the body, still find space in the contemporaneity. To this space, occupied by the strongly disciplinary Schools, in which I intend to focus my investigation. To carry out this work, I took as research material interviews with parents of students attending the Tiradentes Military School, located in Porto Alegre. The institution is maintained by the State of Rio Grande do Sul and has at its command the Brigada Militar. I have chosen the Tiradentes Military School because it integrates the civil education system, different from Army Military Colleges, which have their own system of regulation. My research was divided into two stages, the first part of which consisted of structured interviews with parents of students who were taking the entrance selection test. At this stage, I raised the motivations for choosing the Tiradentes College. Also, at this same stage, I asked for their authorization to carry out the second stage, which would be with parents whose children had been approved in the selection test. Those who agreed to participate in the second stage provided the phone to contact. The second stage of the research was by the end of 2016, one year after the first stage. In the second stage, the interview was semistructured and carried out with five mothers and aimed to deepen the motivations for choosing the Tiradentes Military College and difficulties in adapting to the disciplinary system. From this research, I can see that a strongly disciplinary institution, such as the Tiradentes Military College, still finds an active space in the contemporary age. What drives these families to choose such a strongly disciplinary system to educate their sons or daughters is the hope of a good performance in the ENEM, which allows them to be classified in a high-quality public university. What I think it is possible to affirm is that the students of the Tiradentes Military College are making an exchange, failing to enjoy, in the present time, typical liberties of youth to invest in a result that will come in a future time and that could be more profitable.
discipline;military education;foucaultian studies;heterotopy;norm.
1
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
CURRÍCULO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
EDUCAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE CONTEMPORÂNEA

Banca Examinadora

KARLA SCHUCK SARAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BIANCA SALAZAR GUIZZO Docente - PERMANENTE
IARA TATIANA BONIN Docente - PERMANENTE
CRISTIANNE MARIA FAMER ROCHA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Pesquisa
Sim