Entram e saem de cena diversas políticas públicas voltadas para a educação dos trabalhadores brasileiros a cada novo governo. O que elas apresentam de elemento comum, para além de quaisquer possíveis aproximações imediatistas, é a capacidade de relevar quando analisadas as perspectivas que sustentam cada uma delas. São estas perspectivas, por sua vez, transformadas em verdadeiras pistas para os pesquisadores que se propõem a compreender os porquês que circundam a atuação do Estado nacional no âmbito da educação profissional (bem como em outras tantas áreas). A presente dissertação de mestrado insere-se neste contexto como mais um veículo de análises de uma política pública específica voltada para a educação profissional. O Programa Brasil Profissionalizado entrou em cena no quinto ano do governo Lula da Silva, por meio do Decreto nº 6.302 de 2007, e, desde então, de acordo com seu principal objetivo, vem marcando inúmeras tentativas de estímulo ao ensino médio integrado à educação profissional, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional. Este programa foi tomado, pois, à análise na presente investigação sob a seguinte problemática: em que medida a materialização do Programa Brasil Profissionalizado em Alagoas, entre 2007 e 2011, contribuiu para o fortalecimento da oferta pública de educação profissional e que formas dessa modalidade de ensino foram privilegiadas? Considerando este marco temporal, bem como o programa aqui referido, o objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar a materialização do Brasil Profissionalizado no estado de Alagoas, tendo em vista os elementos anunciados na problemática. Para isto, o aparato metodológico selecionado para nortear o nosso percurso investigativo foi a abordagem qualitativa, combinada com a pesquisa de tipo explicativa, em uma perspectiva crítica. O percurso metodológico contou com as seguintes etapas: revisão de literatura; recolha do material documental; coleta/produção de dados via pesquisa de campo (com foco na realização de entrevistas com os sujeitos diretamente envolvidos com a gestão do Brasil Profissionalizado em Alagoas); tratamento e análise dos dados, com base na técnica de análise de conteúdo, tanto para os documentos, quanto para o corpus de entrevistas. A compreensão dos processos de planejamento, implementação e avaliação do Brasil Profissionalizado no estado de Alagoas foi um exercício que nos permitiu: de um lado, compreender o tímido impacto deste programa no que se refere ao enfrentamento de questões históricas que circundam a educação profissional neste estado e, de outro, reconhecer o entrar e sair de cena de tantos programas (bem como projetos, planos, metas, etc.) distintos como principal expressão da atuação do Estado brasileiro no âmbito da ligação trabalho-educação no Brasil contemporâneo e suas disputas historicamente construídas.