Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: a irradiação de alimentos
ANA LUIZA BAUMER
DISSERTAÇÃO
18/07/2017

O ensino de física na escola básica não tem acompanhado as mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos e tem se distanciado da realidade dos estudantes. Ainda existe o predomínio de aulas pautadas na matematização e nos exercícios de lápis e papel que, em geral, apresentam pouca relação com o cotidiano vivenciado pelos estudantes. As programações curriculares também tem se centrado majoritariamente à abordagem da Física Clássica, tornando-os desatualizados frente ao avanço da produção científica e tecnológica. Visando contribuir com a superação deste quadro, desenvolvemos uma proposta de pesquisa centrada na seguinte questão: Qual a viabilidade didático-pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem de Irradiação de Alimentos por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa? Para responder ao problema proposto, elencamos os seguintes objetivos de pesquisa: i. Analisar os limites e possibilidades de se ensinar Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob uma perspectiva investigativa; ii. Avaliar os aspectos relativos ao envolvimento dos estudantes promovidos mediante a implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa de Física Moderna. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e sobre o Ensino por Investigação. A partir desses estudos, uma Sequência de Ensino Investigativa sobre a Irradiação de Alimentos foi elaborada e implementada em uma turma de terceira série do Ensino Médio; resultando no produto educacional deste trabalho de mestrado. A análise dessa implementação fomenta a construção de um conjunto de resultados à luz do problema e dos objetivos de pesquisa. Adiantamos aqui que, de acordo com este conjunto de resultados, é viável ensinar Física Moderna e Contemporânea a partir de uma perspectiva investigativa, pois ao longo das aulas conseguimos explorar diversos aspectos considerados importantes no Ensino por Investigação, evidenciando o envolvimento dos estudantes durante a realização das atividades.

Ensino de Física;Física Moderna e Contemporânea;Ensino por Investigação;Irradiação de Alimentos;Ensino Médio
Physic’s teaching in high school has not accompanied changes promoted by technological advancement and has distanced itself from student’s reality. There’s still classes being predominantly based on mathematization and pen and paper exercises which, in general, show little relation to the student’s everyday life. The discipline syllabus are also centered mostly on Classical Physics, making them outdated due to technological and cientific production and advancement. With the intention to overcome this status quo, we developed a reasearch proposal centered on the following question: What is the didatic-pedagogical viability for the teaching-learning process of Food Irradiation through a Sequence of Inquiry Teaching? To answer the problem in question, we proposed the following research goals: i. Analyse the limits and possibilities of teaching Modern and Contemporary Physics in High School under a inquiry perspective; ii. Evaluate aspects related to student’s involvement promoted through the implementation of a Sequence of Inquiry teaching of Modern Physics. To substantiate this research, a bibliographical survey was made about the teaching of Modern and Contemporary Physics in High School and about the Inquiry Teaching. From these studies, a Sequence of Inquiry Teaching about Food Irradiation was developed and implemented in the third class of High School. The analysis of this implementation forms the basis to a construction of a set of results in light of the problem and objectives of the research, resulting in the educational product of this master's work. We anticipate that, according to this set of results, it is viable to teach Modern and Contemporary Physics under a inquiry perspective, due to throughout the classes we were able to explore several aspects considered important in Inquiry Teaching, revealing the students involvement during the activities.
teaching;Modern Physics;Inquiry teaching;Food Irradiation;High School.
210
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

LUIZ CLEMENT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANI TERESINHA LAWALL Docente - PERMANENTE
PAULO JOSE SENA DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO