Neste trabalho - desenvolvido junto a duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA – 2º Segmento) num total de 60 alunos - buscou-se estudar na forma de uma pesquisa qualitativa, por aspectos que pudessem apontar para o desenvolvimento dos conteúdos nas dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental objetivados por nós para esse público. Nesse sentido, uma nova perspectiva de ensino foi lhes apresentada, contento elementos importantes dentro da visão construtivista, afim de que, os conhecimentos prévios adquiridos ao longo de suas vidas juntamente com uma construção mais dialógica dentro do processo ensino-aprendizagem, os auxiliassem na apropriação dos conceitos físicos e seus significados, assim como, numa forma de potencializar as aprendizagens atitudinal e procedimental. A metodologia, assim como, os recursos utilizados são embasados no Ensino de Ciências por Investigação e, na teoria sociocultural de Vygotsky, importante, pois trata das relações sociais entre os alunos e, da sua importância na construção coletiva do conhecimento. Para nossa abordagem, foi construído uma Unidade de Ensino – Produto da Pesquisa – na forma de uma Sequência de Atividades Investigativas (SEI), sobre a temática Óptica da Visão, contemplando como estrutura para a resolução das suas questões aspectos do Laboratório Aberto. Este estudo de caso, foi fundamentado nas análises do Diário de Campo e, dos Planos de Investigação, como ferramentas pedagógicas para nos mostrar como ocorreu a construção dessas novas aprendizagens. Como artifício importante na nossa análise a partir do Diário de campo, buscou-se uma classificação apropriada para o conteúdo dos discursos mantidos pelos alunos ao longo da investigação, ao passo que, a categorização dos planos de investigação nos trouxe evidências em como se desenvolveu a construção dos conceitos científicos. A partir dessas análises, tivemos a possibilidade de aferir o sentido de uma construção mais social na aprendizagem dos conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental. Como resultado desse trabalho, foi possível verificar êxitos no desenvolvimento dos conteúdos estimulados e, a complexidade do processo que leva a apropriação dos conceitos científicos, uma vez que, esses alunos jovens e adultos já trazem consigo construções dos conceitos físicos de forma cotidiana como efeito de suas relações sociais e culturais. O Ensino de Ciências por Investigação se mostrou ferramenta importante na construção desses conteúdos, uma vez que possibilitou ao aluno da EJA a inserção num ambiente que simule as práticas desenvolvidas em laboratórios de pesquisa, estimulando a promoção de interações discursivas e, contribuindo no seu desenvolvimento intelectual, quando lhe possibilita o contato com uma cultura cientifica.