Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (33009015066P5)
A Formação do Pedagogo na Perspectiva da Educação em Saúde.
LUCIA ABA YOUSSEF HABOBA
DISSERTAÇÃO
24/02/2017

O presente trabalho teve por objetivo, analisar a formação do pedagogo, na perspectiva da educação em saúde. Para o delineamento do trabalho, optou-se por uma Pesquisa Qualitativa por meio da triangulação de métodos. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com o uso de análise documental, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Os documentos analisados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais -DCN para o curso de Pedagogia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental I – PCNs, os Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - RCNEIs, o Projeto Político Pedagógico - PPP, as ementas e os conteúdos programáticos da Instituição de Ensino Superior privada na cidade de São Paulo. A população foi composta por docentes e discentes do curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, no primeiro com dois docentes, em que foram gravadas as entrevistas, transcritas e os dados foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Em um segundo momento, a coleta de dados ocorreu a partir do grupo focal, composto por 10 alunas do curso, que já haviam cursado pelo menos até o segundo ano do mesmo; as falas foram gravadas, transcritas e também analisadas pela mesma técnica usada nas entrevistas. O estudo está em consonância com os preceitos éticos de pesquisa e teve autorização concedida pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, mediante CAAE: 52855316.8.0000.5505. Concluiu-se por meio da análise documental, a presença tanto nos PCNs como nos RCNEIs de um conteúdo curricular explorando mais fortemente áreas específicas da saúde como nutrição, psicologia em detrimento de uma visão mais generalista e social. Esta perspectiva também aprece na organização curricular do Curso pesquisado. É importante ressaltar que as DCNs para o curso de Pedagogia, ao contrário, têm uma abordagem mais generalista. Os dados obtidos por meio das entrevistas e do grupo focal mostraram muita sintonia na percepção dos atores envolvidos quanto ao processo de formação do pedagogo, na medida em que núcleos direcionadores se repetiram nos dois contextos. O núcleo direcionador Formação Docente evidenciou os seguintes aspectos: O necessário uso de metodologias ativas durante o processo de formação, o uso de linguagem adequada para cada faixa etária, e a definição mais clara dos conteúdos curricular afetos a saúde. O núcleo direcionador Educação em saúde evidenciou a presença dos conceitos de saúde como algo multifatorial, o necessário estimulo desde a escola infantil quanto ao desenvolvimento da promoção a saúde e do autoconhecimento para auto- cuidado.

1) Educação em saúde;2) Formação do pedagogo;3) Currículo
The following work aims to analyze the pedagogue’s formation by the perspective of health education. For the job outlining, it was decided for a Qualitative Research with a methodological triangulation. It is an exploratory descriptive study supported by documental analysis, focus group and semi-structured interviews. The analyzed documents refer to National Curricular Guidelines (DCN) for Pedagogy course, National Curricular Parameters (PCN) for Elementary School (Ensino Fundamental I), Elementary School’s National Curricular References (RCNEI), Political-Pedagogic Project (PPP), the menus and contents of São Paulo’s private Institution of Higher Education. The research population was composed by Pedagogy’s teachers and students. The data collection occurred in two moments - first with two teachers, when the interviews were recorded and transcribed in order to perform the data analysis by content analysis technic. In a second moment, the data collection occurred on the focus group, which was composed by 10 female students of Pedagogy who had reached at least the second year. The interviews were recorded, transcribed and also analyzed using the same technic. The study is in line with research ethical rules and has been authorized by the Research Ethics Committee of the Universidade Federal de São Paulo (CAAE: 52855316.8.0000.5505). By the documental analysis it was concluded that, in the PCNs and the RCNEIs, there is a curricular content that explores heavily some specific health areas such as nutrition and psychology over a generalist and social vision. This perspective is also identified in the curricular organization of the current course. It is important to highlight that the Pedagogy DCNs has, in the other hand, a more generalist approach. The data obtained by the interviews and the focus group has showed that the involved actors’ perception was in accordance with the pedagogue formation process, as the guiding cores were repeated in both contexts. The guiding core Teacher’s Formation highlighted the following aspects: The necessary usage of active methodologies during the formation process and appropriate language to each age group, so as the clearer definition of curricular contents related to health. The guiding core Health Education highlighted the presence of heath concepts as multifactorial, also the necessary stimulus since the elementary school in order to development of a health and self-knowledge promotion for self-care.
1) Health education;2) Pedagogue formation;3 ) Curriculum
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM CIENCIAS DA SAÚDE
AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO EM SAÚDE
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A INTEGRALIDADE NO CUIDADO: ARTICULANDO FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM O SUS

Banca Examinadora

BEATRIZ JANSEN FERREIRA
Não
Nome Categoria
ELAINE QUEDAS DE ASSIS BOGER Participante Externo
ROSANA FIORINI PUCCINI Participante Externo
LIDIA RUIZ MORENO BRISOLA Docente

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.