Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
TEXTOS POÉTICOS PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS E OUTROS DOMÍNIOS COGNITIVOS: ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO À LUZ DA BIOLOGIA DA COGNIÇÃO
THIAGO ALEX DREVECK
DISSERTAÇÃO
10/07/2017

Há anos percebo notável distanciamento entre o linguajar científico - que uso para explicar um dado fenômeno durante as aulas de ciências e biologia - e o linguajar que os estudantes trazem de seu contexto sociocultural. Percebo que algumas características da cultura contemporânea intensificam as dificuldades para lidarmos com tal distanciamento. Proponho, neste projeto, tratar da seguinte problemática: como, no ensino das ciências, é possível promover a aproximação entre as redes de conversações de estudantes com as redes de conversações de cunho científico? Para isso, me aproprio de conceitos de ‘ciência’, ‘linguagem’, ‘domínios cognitivos’ e ‘redes de conversações’, advindos da teoria da Biologia da Cognição, proposta por Humberto Maturana, unidos de revisão de literatura que trata de possíveis aproximações entre a ciência, arte e domínio escolar, por meio da literatura poética. Justifico que a arte - via literatura poética - pode ser tratada como um domínio cognitivo com caráter universal, no sentido de transitar tanto por redes de conversações mais usuais quanto por redes de conversações de cunho científico. A partir disso, proponho a elaboração de um glossário terminográfico à luz da Biologia da Cognição, visando aproximar termos de cunho científico com seus usos em textos poéticos de Augusto dos Anjos, Manoel de Barros e Clarice Lispector. Portanto, pretendo oferecer um material consultivo que permita aproximação de termos de cunho científico com a literatura poética, visando a auxiliar na aproximação entre redes de conversações dos estudantes, professores e cientistas, por meio da universalidade poética literária. Este trabalho evoca a urgência de buscarmos metodologias e/ou materiais sensibilizadores que se preocupem com a cognição, as emoções e a linguagem no ensino de ciências, a fim de tecerem consensos entre os interlocutores do domínio escolar.

Ensino de Ciências;Poesia;Redes de Conversações;Biologia da Cognição;Humberto Maturana
For years, I have realized remarkable gap between the way of speaking of the science - used to explain a phenomenon during science and biology classes - and the way of speaking that students brought of their sociocultural context. I propose, with this project, discuss the following issues: how, in science teaching, can I promote closer ties between the conversation networks of students with the conversations networks scientific? For this, I use some concepts coming from the theory of Biology of Cognition, proposed by Humberto Maturana, such as 'science', 'language', 'cognitive domains' and 'conversations networks'. I present literature review that deals with possible approximations between science, art and scholar domain, through poetic literature; justifying that art, through poetic literature, is a cognitive domain with a universal character, in order to transit through common networks of conversations and through networks of scientific conversations. In addition, I do a literature review that deals with possible approaches between science and poetic literature. Grounded in such readings, I justify that the poetic literature treated as a cognitive domain with universal character, since it crosses as the most common conversations networks as the scientific networks conversations. I propose in this project, using Biology of Cognition theory, the development of a glossary in order to approach terms of science with their uses in poetic texts by Augusto dos Anjos, Manoel de Barros and Clarice Lispector. I intend, therefore, offer a material that approaches terms of science with the terms of poetic literature, in order to help in approaching the way of talking between students, teachers and scientists, using literary poetic universality. This dissertation evokes the urgency of seeking sensitizing methodologies and/or sensitizing materials that are concerned with cognition, emotions and language in scientific education, in order to reach consensus among the interlocutors of the scholar domain.
Science teaching;Poetry;Conversations networks;Biology of Cognition;Humberto Maturana.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Banca Examinadora

LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUIZ CLEMENT Docente - PERMANENTE
DANIEL JOSE DA SILVA Participante Externo

Vínculo

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Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CIÊNCIA E POESIA: GLOSSÁRIO POÉTICO-CIENTÍFICO ÀLUZ DA BIOLOGIA DO CONHECER TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO