Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MINÉRIOS EM MARIANA-MG: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA AMBIENTAL CRÍTICA
RAIRA ELBERHARDT NOGUEIRA KNUPFER
DISSERTAÇÃO
10/07/2017

Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo objetivo principal foi elaborar um livro como produto educacional, com o propósito de apresentar uma abordagem socioambiental referente ao desastre ambiental ocorrido na cidade de Mariana em Minas Gerais, ocasionado pelo rompimento de uma barragem de minérios. A problematização sobre essa temática foi realizada a partir de oficinas desenvolvidas com estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Esse interesse em aproximar a realidade cotidiana aos conteúdos matemáticos se consolidou na possibilidade de relacionar a Educação Ambiental (EA) com a Educação Matemática (EM), para que juntas pudessem motivar os estudantes ao aprendizado de matemática. Para Loureiro (2007a), a marca principal da Educação Ambiental está em afirmar que, por ser uma prática social como tudo aquilo que se refere à criação humana na história, é preciso vincular os processos ecológicos aos sociais na leitura de mundo. Com esse intuito, a estratégia de ensino foi baseada na Educação Matemática Crítica (EMC), pois essa tendência da Educação Matemática possibilita que o estudante desenvolva um olhar mais crítico, autônomo, criativo e questionador, enquanto cidadãos e que possam ler matematicamente o mundo em sua volta. Ao final dessa pesquisa elaboramos nosso produto educacional proposto, um livro que contém nossa experiência desenvolvida para o professor que queira utilizar um tema socioambiental a partir da EMC em suas aulas. Nesse livro, constam alguns pressupostos teóricos referentes à EA e a EMC, bem como, informações sobre o tema baseados nos resultados obtidos no desenvolvimento dessa experiência.

Educação Ambiental.;Educação Matemática Crítica;Rompimento da barragem de minérios em Mariana – MG
This dissertation presents a research developed by the Graduate Program in Teaching Science, Mathematics and Technologies (PPGECMT) at the State University of Santa Catarina (UDESC), whose main objective was to elaborate a book as an educational product, with the purpose of Present a socio-environmental approach regarding the environmental disaster that occurred in the city of Mariana in Minas Gerais, caused by the rupture of a mineral dam. The problematization on this theme was carried out from workshops developed with students of a class of the third year of High School. This interest in bringing everyday reality closer to mathematical contents was consolidated in the possibility of relating Environmental Education (EA) with Mathematics Education (EM), so that together they could motivate students to learn mathematics. For Loureiro (2007a), the main mark of Environmental Education is to affirm that, because it is a social practice like everything that refers to human creation in history, it is necessary to link the ecological processes with the social ones in the reading of the world. With this in mind, the teaching strategy was based on Critical Mathematics Education (EMC), because this tendency of Mathematics Education enables the student to develop a more critical, autonomous, creative and questioning view, as citizens and that can read the world in mathematics in your return. At the end of this research we elaborate our proposed educational product, a book that contains our experience developed for the teacher who wants to use a socio-environmental theme from the EMC in his classes. In this book, there are some theoretical assumptions about EA and EMC, as well as information about the theme based on the results obtained in the development of this experience
Environmental Education;Critical Mathematics Education;Breaking of the ore dam in Mariana - MG
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A Educação Ambiental e sua inserção nos conteúdos curriculares em escolas estaduais de Joinville

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAURO GUIMARAES Participante Externo
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA AMBIENTAL CRÍTICA: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO O TEMA ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MINÉRIOS EM MARIANA - MG TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO