Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
DINAMICIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO: UMA PROPOSTA PARA TAXA DE VARIAÇÃO DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL NO GEOGEBRA
RENATA FEUSER SILVEIRA
DISSERTAÇÃO
03/07/2017

Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre o ensino de Cálculo, realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT), tendo como objetivo propor uma abordagem dinâmica para o ensino de taxa de variação de funções reais de uma variável mediada pelas potencialidades do software GeoGebra 3D, a fim de auxiliar professores do Ensino Superior que lecionam a disciplina de Cálculo Diferencial e professores de Matemática que quiserem abordar algumas das ideias do Cálculo para o Ensino Médio. Trabalhando como docente da disciplina de Cálculo, na graduação, é possível perceber algumas das dificuldades dos estudantes, sendo uma delas, relacionada ao conteúdo de taxa de variação de funções reais de uma variável, surgindo assim, o interesse em investigar está temática. Nesse contexto, foi desenvolvido um produto educacional, um livro dinâmico, denominado “Dinamicidade e taxa de variação de funções reais de uma variável: um GeoGebraBook”, com alguns objetos de aprendizagem (OAs)1 construídos com o software de geometria dinâmica, GeoGebra, que permite explorar as diferentes representações de um objeto matemático conectadas de maneira dinâmica. O produto educacional foi apresentado em uma turma de Mestrado e um dos objetos de aprendizagem “cilindro” foi aplicado em quatro turmas distintas, com o intuito de aprimorá-lo, sendo que as contribuições oriundas dessa prática foram interessantes, tanto no que diz respeito a implementação do OA “cilindro” quanto na

Ensino de Cálculo;Livro dinâmico;Pesquisa-ação;Software GeoGebra;Taxa de variação
This dissertation presents a research on the teaching of Calculus, held at the State University of Santa Catarina (UDESC), in the Postgraduate Program in Teaching Sciences, Mathematics and Technologies (PPGECMT), aiming to propose a dynamic approach to the The teaching of rates of variation of real functions of a variable mediated by the potentialities of GeoGebra 3D software, an end of secondary education Higher education that is a discipline of Differential Calculus I and teachers of Mathematics that approach approaches of the ideas of the Calculus for O High school. Working as a lecturer in the subject of Calculus, in the undergraduate course, it is possible to perceive some of the difficulties of students, one of them, related to the content of variation rates of real functions of a variable, thus, the interest to investigate is thematic. In this context, an educational product was developed, a didactic book called "Dynamics and rate of variation of real functions of a variable: a GeoGebraBook", with some learning objects (OAs) constructed with the GeoGebra dynamic geometry software, which Allow to explore as different representations of a dynamically connected mathematical object. The educational product was presented in a Master class and one of the learning objects. "Cylinder" was applied in four distinct classes, with the intention of improving, and as contributions from this practice and interesting, both with regard to the implementation of the OA "cylinder" and in the proposition of the practice, contribute to a proposed educational proposal.
Teaching Calculus;Didactic notebook;Action research;GeoGebra Software;Rate of change
108
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
-

Banca Examinadora

IVANETE ZUCHI SIPLE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
ELAINE CRISTINA FERRUZZI Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DINAMICIDADE E TAXA DE VARIAÇÃO DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UM GEOGEBRABOOK TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO