Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
FUNÇÕES REAIS DE DUAS VARIÁVEIS E GEOGEBRA: UM LIVRO DINÂMICO PARA O ENSINO DE CÁLCULO
RAIANE LEMKE
DISSERTAÇÃO
03/07/2017

Esta dissertação trata do Ensino de Cálculo, especialmente do ensino de funções reais de duas variáveis e alguns tópicos de derivadas parciais, como interpretação geométrica e taxa de variação. A partir de outras pesquisas constatou-se uma problemática no ensino e aprendizagem dos conteúdos supracitados. Nesse sentindo, considerando a questão da visualização e pensando no quadro teórico do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK), foi desenvolvido um produto educacional. O produto educacional é um GeoGebraBook que contém propostas de exercícios, atividades, perguntas, situações-problemas, objetos de aprendizagem desenvolvidos no GeoGebra, organizados de maneira interativa, com o intuito de contribuir nos processos de ensino e aprendizagem desses conteúdos. Parte do produto educacional foi aplicada em dois grupos de pesquisa e em uma turma de Cálculo Diferencial e Integral 2. Para analisar as aplicações, usou-se a observação simples, questionário com os grupos de pesquisa, registros por escrito das resoluções dos alunos dessa turma e uma entrevista semiestruturada com a professora da turma.

Cálculo;GeoGebra;Funções reais de duas variáveis;Objetos de aprendizagem
This dissertation deals with Teaching Calculus, especially the teaching of real functions of two variables and some topics of partial derivatives, such as geometric interpretation and rate of variation. From other researches, it was verified a problematic in the teaching and learning of the abovementioned contents. In this sense, considering the issue of visualization and thinking about the theoretical framework of the technological and pedagogical knowledge of content (TPACK), an educational product was developed. The educational product is a GeoGebraBook that contains proposals of exercises, activities, questions, situations-problems, learning objects developed in GeoGebra, organized in an interactive way, with the intention of contributing in the teaching and learning processes of these contents. Part of the educational product was applied in two research groups and in a class of Differential and Integral Calculus 2. To analyze the applications, a simple observation, questionnaire with the research groups, written records of the resolutions of the students of this class and a semi-structured interview with the class teacher were used.
Calculus;GeoGebra;Functions of two variables;Learning objects
190
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
-

Banca Examinadora

IVANETE ZUCHI SIPLE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELAINE CRISTINA FERRUZZI Participante Externo
ELISANDRA BAR DE FIGUEIREDO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FUNÇÕES REAIS DE DUAS VARIÁVEIS E GEOGEBRABOOK: RECURSOS DINÂMICOS PARA O ENSINO DE CÁLCULO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO