Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
METODOLOGIA DIDÁTICO-TECNOLÓGICA INDIVIDUAL COLABORATIVA MEDIADA POR MAPAS CONCEITUAIS
TIAGO NESI TRENTO
DISSERTAÇÃO
30/06/2017

Um dos desafios encontrados em sala de aula é maximizar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, permitindo que os estudantes possam construir novos conhecimentos a partir de metodologias didático-pedagógicas. Dentre elas, destacam-se os mapas conceituais, os quais possibilitam organizar e estabelecer relações entre as informações e os conhecimentos armazenados na estrutura cognitiva do indivíduo Assim, esta dissertação tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia didático-tecnológica individual e colaborativa mediada por mapas conceituais no ensino de ciências. O público alvo foi formado por cinquenta e sete estudantes de duas turmas de oitavos anos do ensino fundamental. Para isso, usou-se uma metodologia de cunho qualitativo para a revisão de literatura dos trabalhos relacionados, e quantitativo para a análise estatística dos dados coletados na execução do experimento. O experimento didático-tecnológico compreende as fases de planejamento, execução e avaliação por meio de dois grupos experimentais: o Grupo Individual (GI) e o Grupo Colaborativo (GCO). No Grupo Colaborativo, a formação dos grupos é definida por meio do estilo de aprendizagem, desempenho e sexo dos estudantes. Os grupos experimentais construíram os mapas conceituais com conteúdos relacionados ao Sistema Digestório Humano no software Cmap Tools. Foram utilizados testes estatísticos no programa RStudio para buscar os resultados do experimento. Buscou-se também analisar a satisfação e o desempenho dos estudantes nas atividades com mapas conceituais individuais e em grupos. Desta forma, os resultados deste estudo sugerem que, tanto os grupos individuais quanto os grupos colaborativos tiveram desempenhos positivos. No entanto, os estudantes preferiram construir os mapas conceituais individualmente, alegando terem maior concentração e por trabalharem de maneira mais autônoma. Com relação à satisfação dos estudantes, percebeu-se que a metodologia didático-tecnológica satisfez os estudantes, visto que os mesmos relataram positivamente a metodologia, seja individual ou colaborativa, embora haja tido uma preferência para o processo individual. Ao final, é disponibilizado como produto educacional, um guia para o uso da metodologia didático-tecnológica de mapas conceituais para professores, demonstrando as etapas de aplicação do experimento, para que os interessados possam utilizar como uma estratégia de ensino e aprendizagem em suas aulas como forma de intervenção e avaliação formativa na prática pedagógica.

Mapas Conceituais;Aprendizagem Significativa;Aprendizagem Colaborativa;Cmap Tools.
One of the challenges found in the classroom is to maximize the quality of the teaching and learning process, allowing students to build new knowledge from didactic-pedagogical methodologies. Among them, the conceptual maps are highlighted, which make it possible to organize and establish relationships between information and knowledge stored in the individual's cognitive structure. Thus, this dissertation aims to develop an individual and collaborative didactic-technological methodology mediated by conceptual maps In science teaching. The target audience consisted of fifty-seven students from two eighth grade classes. For this, a qualitative methodology was used for the literature review of the related works, and quantitative for the statistical analysis of the data collected in the execution of the experiment. The didactic-technological experiment comprises the planning, execution and evaluation phases through two experimental groups: the Individual Group (GI) and the Collaborative Group (GCO). In the Collaborative Group, the formation of the groups is defined through the learning style, performance and sex of the students. Experimental groups constructed the concept maps with contents related to the Human Digestive System in Cmap Tools software. Statistical tests were used in the RStudio program to search the results of the experiment. It was also sought to analyze students' satisfaction and performance in activities with individual and group concept maps. In this way, the results of this study suggest that both the individual groups and the collaborative groups performed positively. However, students preferred to construct the conceptual maps individually, claiming to have greater concentration and to work more autonomously. With respect to student satisfaction, it was noticed that the didactic-technological methodology satisfied the students, since they reported positively the methodology, whether individual or collaborative, although there was a preference for the individual process. At the end, it is made available as an educational product, a guide for the use of the didactic-technological methodology of conceptual maps for teachers, demonstrating the stages of application of the experiment, so that the interested ones can use as a teaching and learning strategy in their classes as Form of intervention and formative evaluation in pedagogical practice.
Conceptual Maps;Significant Learning;Collaborative Learning;Cmap Tools
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Avaliação em Pares na Aprendizagem Colaborativa para Cursos Online Abertos e Massivos

Banca Examinadora

AVANILDE KEMCZINSKI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ISABELA GASPARINI Docente - PERMANENTE
MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS Participante Externo

Vínculo

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Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA DE USO DA METODOLOGIA DIDÁTICO-TECNOLÓGICA INDIVIDUAL-COLABORATIVA MEDIADA POR MAPAS CONCEITUAIS PARA PROFESSORES TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO