Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
O RESGATE DOS JOGOS TRADICIONAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: NOVAS POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
JOSIANE BORGMANN VIANA
DISSERTAÇÃO
30/06/2017

Esse trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida principalmente com alunos da Educação Básica que participavam no ano de 2016 do projeto de Extensão da UDESC de Joinville denominado “Clube de Matemática na escola”. O foco do trabalho foi nos jogos tradicionais e em novas possibilidades de jogar esses jogos. Desta forma, os alunos participantes desse projeto, em um primeiro momento conheceram e experimentaram esses jogos e em outro momento, contribuíram com a elaboração de novas formas de jogar com foco em conteúdos de matemática que estudaram ou estudam em suas aulas regulares. Com este intuito, realizamos e apresentamos uma fundamentação teórica que destaca a importância dos jogos tanto no contexto social quanto no contexto educativo principalmente destacando o processo de ensino-aprendizagem de matemática. A pesquisa sobre os jogos selecionados, alguns relatos das pessoas da terceira idade que participaram da pesquisa, bem no seu início, e os novos jogos elaborados, fazem parte do produto educacional, disposto na forma de um livro. Espera-se que esse material contribua tanto no resgate desses jogos, quanto como um incentivo à utilização dos jogos em sala de aula pelos professores de matemática da Educação Básica.

Jogo tradicional;Jogo no contexto escolar;Confecção de jogos educativos;Ensino-aprendizagem de Matemática
This work presents a research developed mainly with Basic Education students who participated in the 2016 Extension project of the UDESC of Joinville called "Club of Mathematics in the school". The focus of the work was on traditional games and new possibilities to play these games. In this way, the students who participated in this project, at a first moment knew and experienced these games and, secondly, contributed to the development of new ways of playing with a focus on mathematics content that they studied or studied in their regular classes. To this end, we present and present a theoretical foundation that highlights the importance of games in both the social context and the educational context, especially highlighting the teaching-learning process of mathematics. The research on the selected games, a few accounts of the seniors who participated in the research, and the new games, are part of the educational product, arranged in the form of a book. It is hoped that this material will contribute both to the rescue of these games and as an incentive to the use of games in the classroom by teachers of Basic Mathematics.
Traditional game;Play in the school context;Confection of games education;Teaching and learning Mathematics
98
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE
NELSON ANTONIO PIROLA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
JOGOS TRADICIONAIS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO