Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES
PAMELA PAOLA LEONARDO
DISSERTAÇÃO
26/06/2017

O presente resumo refere-se à dissertação de mestrado profissional submetida ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo objetivo é desenvolver um caderno didático-pedagógico para os professores da educação infantil como produto educacional. A proposta desse caderno didático-pedagógico é sugerir sequências didáticas que explorem os conceitos de classificação, inclusão de classe, seriação, correspondência termo a termo e conservação. De acordo com Piaget (1975), tais conceitos são fundamentais para a construção do conhecimento lógico-matemático e para formação da estrutura numérica. Segundo Piaget (1976) desde os primeiros anos as crianças desenvolvem os fundamentos matemáticos, e por meio do contato com atividades matemáticas irão construir o seu conhecimento lógico-matemático. Sendo assim, buscou-se nesta pesquisa responder a seguinte pergunta: “Que tipo de atividade deve ser proposta para que a criança na faixa etária de cinco a seis anos de idade, que frequenta a Educação Infantil, construa o conceito do número segundo a perspectiva Piagetiana?”. A partir do problema, essa investigação foi realizada na forma de pesquisa aplicada através do desenvolvimento do caderno didático-pedagógico. Também foi elaborada uma pesquisa bibliográfica referente aos conceitos necessários para construção do número na Educação Infantil. Os dados foram coletados em teses, dissertações e artigos elaborados nos últimos cinco anos e presentes em bancos de dados como periódicos CAPES, INEP, Scielo, BVS-Psi, bibliotecas digitais. Como descritores foram utilizados os seguintes termos: ensino de matemática na Educação Infantil, construção do conceito de número, atividades envolvendo o conceito de números e Piaget e conceito de número. Os teóricos que deram sustentação a pesquisa são: Carvalho (2010), Kamii (1990), Kramer (1994), Miguel (2005), Piaget (1970, 1975,1976, 1982, 1996) e Souza (2010). Por fim, foi realizado um curso presencial de formação continuada com uma carga horária de 40 horas, voltado para os professores da Educação Infantil, na cidade de Joinville, Santa Catarina. O objetivo desse curso foi buscar sugestões dos professores da Educação Infantil referente à melhorias e atualizações para o aprimoramento do caderno didático-pedagógico.

Caderno didático-pedagógico;Conceito de Número;Educação Infantil;Sequência didática
This abstract refers to the dissertation of a professional master's degree submitted to the Graduate Program in Teaching Sciences, Mathematics and Technologies (PPGECMT) of Santa Catarina (UDESC) State University, whose objective is to develop a didactic-pedagogical Teachers as an chilhood education. The purpose of this didactic-pedagogical book is to suggest didactic sequences that explore the concepts of classification, class inclusion, serialization and correspondence term by term. According to Piaget (1975), such concepts are fundamental for the construction of the logical-mathematical knowledge and for the formation of the numerical structure. According to Piaget (1976) from the earliest years children develop the mathematical fundamentals, and through contact with mathematical activities will build their logical-mathematical knowledge. Therefore, we sought to answer the following question: "What kind of activity should be proposed so that the child in the age group of five to six years old who attends Infant Education builds the concept of the number according to the Piagetian perspective? ". From the problem, this research was carried out in the form of applied research through the development of the didactic-pedagogical notebook. Also a bibliographical research was elaborated referring to the necessary concepts for the construction of the number in the childhood Education. The data were collected in theses, dissertations and articles elaborated in the last five years and present in databases such as CAPES, INEP, Scielo, BVS-Psi, digital libraries. The following terms were used as descriptors: mathematics teaching in childhood Education, construction of concept of number, activities involving the concept of numbers and Piaget and concept of number. The theorists who gave support to the research are: Carvalho (2010), Kamii (1990), Kramer (1994), Miguel (2005), Piaget (1970, 1975,1976, 1982, 1996) and Souza (2010). Finally, a face-to-face training course was held with a 40-hour workload, aimed at the teachers of Early Childhood Education, in Joinville city, Santa Catarina. The objective of this course was to seek suggestions from the teachers of childhood Education regarding the improvements and updates for the improvement of the didactic-pedagogical notebook.
Didactic-pedagogical Notebook;Number of People;Early Childhood Education;teaching sequence
103
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

TATIANA COMIOTTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
REGINA HELENA MUNHOZ Docente - PERMANENTE
ROGER MIARKA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: UM CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO