Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA COM CEGOS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU.
LUI FELLIPPE DA SILVA BELLINCANTTA MOLLOSSI
DISSERTAÇÃO
06/06/2017

Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática Inclusiva que teve como objetivo principal construir um produto educacional, mais especificamente um material concreto, para facilitar o ensino de equações do primeiro grau para estudantes cegos, denominado Placa de Resolução de Equações do Primeiro Grau. Para sua construção e adaptação, foram obtidas contribuições de: dois professores cegos; de cinco professores de matemática especialistas no ensino de cegos; e de seis estudantes cegos que estavam na fase escolar em que este conteúdo é ensinado. Em relação à abordagem, esta pesquisa é qualitativa; quanto aos procedimentos caracteriza-se como um estudo de caso, pois a única instituição participante foi o Instituto Benjamin Constant – IBC (Rio de Janeiro – RJ). Como este é um centro de referência nacional em questões relativas à deficiência visual ele foi escolhido para experimentar o material desenvolvido. Antes desta etapa, realizou-se um estudo piloto na Associação Joinvilense para a Integração do Deficiente Visual – AJIDEVI (Joinville – SC). A coleta de dados foi realizada durante os meses de dezembro de 2015 a julho de 2016 nestes dois ambientes citados. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se: entrevistas semiestruturadas e gravações. O método de interpretação das entrevistas seguiu as técnicas empregadas para Análise de Conteúdo. Os resultados assinalam que o produto educacional, a Placa de Resolução de Equações do Primeiro Grau pode favorecer o ensino deste conteúdo para alunos cegos, além disso do modo que foi concebida também pode ser usada por estudantes videntes, sendo portanto, um material concreto que pode ser utilizado em salas de aula regulares

Educação Matemática Inclusiva;Cegos;Equações do Primeiro Grau
This dissertation presents a master's research in Inclusive Mathematics Education that had as main objective to construct an educational product, more specifically a concrete material, to facilitate the teaching of first degree equations for blind students, called First Degree Equation Resolution Plate. For its construction and adaptation, contributions were obtained from: two blind teachers; Of five mathematics teachers specializing in teaching the blind; And six blind students who were in the school stage where this content is taught. Regarding the approach, this research is qualitative; As for the procedures, it is characterized as a case study, since the only participating institution was the Benjamin Constant Institute - IBC (Rio de Janeiro - RJ). Because this is a national reference center on issues related to visual impairment this one was chosen to try out the developed material. Prior to this stage, a pilot study was carried out at the Joinville Association for the Integration of the Visually Impaired - AJIDEVI (Joinville - SC). Data collection was performed during the months of December 2015 to July 2016 in these two environments. As methodological procedures were used: semi-structured interviews and recordings. The method of interpretation of the interviews followed the techniques used for Content Analysis. The results indicate that the educational product, the First Degree Equation Resolution Board, may favor the teaching of this content to blind students, in addition, the way how it was conceived it can also be used by sighted students, thus being a concrete material that can be used in regular classrooms
Inclusive Mathematics Education;Blind;First Degree Equations
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Ensino de Frações para Cegos: Desafios e possibilidades

Banca Examinadora

ROGERIO DE AGUIAR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SADDO AG ALMOULOUD Participante Externo
IVANETE ZUCHI SIPLE Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PLACA DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO