Vive-se modernamente um dos momentos mais críticos da história da humanidade. O mundo experimenta o maior sofrimento humano desde a 2ª Guerra Mundial, basta atentar para a crise dos refugiados e as infindáveis guerras civis no Oriente Médio. No Brasil, as violações de direitos humanos ocorrem praticamente em todos os espaços de convivência social, seja no trabalho, na escola, nas instituições de ensino, nos espaços de vida cotidiana e última e, principalmente, nas redes sociais. Ondas de intolerância, práticas discriminatórias, violência, menosprezo a determinados grupos, discursos de ódio e, sobretudo, a distorção da noção de direitos humanos, tem contribuído para este momento peculiar na história nacional. A Educação em Direitos Humanos, EDH, foi consagrada em praticamente todos os documentos internacionais de direitos humanos, a princípio com propósito de tornar público as disposições constantes nos Pactos Internacionais e atualmente com a finalidade de transformar a cultura de violações de direitos humanos em uma cultura de respeito, reconhecimento e valorização da pessoa humana. A presente dissertação avaliou o conhecimento em direitos humanos das pessoas que frequentam a Casa do Trabalhador, localizada em Manguinhos, compreendendo o grupo de usuários que buscam atendimento jurídico oferecido pela UNISUAM, por meio do Projeto Manguinhos, vinculado ao Programa de Orientação e Assistência Jurídica Gratuita. Partiu-se da hipótese de que a cognição em direitos humanos do grupo era insuficiente para o exercício da cidadania. A pesquisa organizou-se em etapas, sendo a primeira o estudo sobre a temática, a segunda a revisão bibliográfica sobre direitos humanos e desenvolvimento e na terceira foram aplicados instrumentos de pesquisa no grupo estudado. Na quarta, procede-se à avaliação dos resultados. Na quinta e última, como produto desta dissertação, foi elaborado um programa especial de EDH, com base nas principais necessidades do grupo. Os resultados indicam que a maior parte do grupo analisado não possuía qualquer conhecimento sobre direitos humanos, confirmando a hipótese proposta. Por fim, conclui-se que a EDH é uma ferramenta determinante para a transformação e o desenvolvimento humano, pois capacita o indivíduo a ser um sujeito de direitos apto a influenciar no processo de desenvolvimento como liberdade.