Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS ORIUNDAS DE ESCOLAS DO CAMPO
FRANCISCO DE ASSIS MARINHO MORAIS
DISSERTAÇÃO
23/03/2017

Percorrer qualquer que seja a trajetória não é uma tarefa fácil, tampouco quando esta é carregada de percalços, desafios, barreiras, entre outros riscos encontrados na caminhada. Refletir sobre a trajetória de sucesso escolar de alunos oriundos de escolas do campo foi o que realizamos nessa pesquisa. Alunos que estudaram em escolas multianos em seus estudos iniciais, enfrentando diversas e diferentes dificuldades estruturais como transportes, ou falta dele, carência financeira da família, situações de discriminação quanto à origem do campo, dentre outros, mas que conseguiram superá-las por meio da educação, alcançando maiores níveis de escolaridade, por meio do prolongamento dos estudos, chegando à pós-graduação stricto sensu, em níveis de Mestrado e Doutorado. Assim, buscamos nessa pesquisa, de natureza qualitativa, dar maior visibilidade às escolas do campo e aos alunos delas oriundos, em que há inúmeras histórias de sucesso escolar emocionantes, encontradas nas subjetividades dos relatos de nossos entrevistados, seres idiossincráticos. Na construção teórica e metodológica nos apoiamos, principalmente, em autores como Arroyo (2000, 2007, 2010), Caldart (2004), Batista (2004), Molina e Jesus (2005), para retratarmos a temática da educação do campo como uma política de âmbito nacional. Ao tratarmos do ensino multianos, optamos por discussões aportadas em Azevedo, Rocha, Hagge (2010); Dantas (2009) e Santos (2012) para retratarmos a temática da educação do campo, associada à cultura e identidade do sujeito do campo; e ainda, em Xypas e Bergier (2013), Charlot (2013), Xypas e Santos (2014) e Bourdieu (1998a, 1998b) para entendermos os conceitos de sucesso escolar, trajetória e origem social no percurso da escolaridade dos sujeitos investigados; finalmente, em Bardin (1994) para orientar quanto à análise do conteúdo, que fizemos captados nas vozes dos entrevistados. Concomitante à construção teórica, realizamos a pesquisa empírica, de caráter qualitativa. Como instrumento de investigação, utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, com intuito de captar informações sobre as trajetórias de sucesso escolar dos sujeitos da pesquisa. Foram dez entrevistados de diferentes áreas do conhecimento, em nível de mestrado ou doutorado, que se reconhecem como pessoas que obtiveram sucesso escolar, além de terem realizado seus estudos iniciais em escolas do campo, onde viveram durante muito tempo. Com essa pesquisa, esperamos desmistificar a ideia de negação da escola do campo, ao trazer à tona as trajetórias de sucesso escolar de pessoas que iniciaram seus estudos nessas escolas, em turmas multianos, com condições adversas no cotidiano. São sujeitos que estudaram em escolas com problemas de estrutura, acesso e permanência na escola, déficit de ensino-aprendizagem, dentre outros fatores tidos como geradores de baixo desempenho, mas que se sobressaem na vida estudantil enfrentaram os obstáculos na trajetória e alcançaram o sucesso escolar.

Trajetória;Sucesso Escolar;Escola Multianos;Educação do Campo.
To go through any trajectory is not an easy task, nether this one is full of troubles, challengers, hurdlers, among other riskiness found in the way. To reflect about the students from field schools was what we did in this research. Students who have studied in the multiyear schools since the first years in the school, fight against large number of structural difficulties, like transportation or its absence, proceeding from poor families, discrimination situation related to their field source, among other facts, but who get it overcome by education access, by the studies continuation, achieving the higher education levels, reaching to the stricto sensu post-graduations, at masters and PhD levels. This way, we search in this qualitative research, to highlight to the field schools and its students, whose there are many successes school histories, presents in tails subjectivity of the respondents, idiosyncratic beings. In the theory and methodical construction, we have sustained, mainly, in authors like Arroyo (2000, 2007, 2010), Caldart (2000), Molina (2000), Batista (2004), for discussing the field education theme as a national policy. Concerning to the multiyear teach, we choose embassy our discussions in Azevedo, Rocha, Hagge (2010); Dantas (2009) e Santos (2012) to depict the field education theme, associated to field culture and identity; what is more, Xypas e Santos (2014) e Bourdieu (1998a, 1998b) to comprehend the concepts of school successes, trajectory and the social source of the student‟s investigation schooling, finally, in Bardin (1994) to lead concerning the contents analyses, captured in the responder‟s voice. Concomitant to the theory construction, was realized an empiric search, with qualitative character. As investigation instrument, was used data collection the semi-structured interview, with purpose of collect information about the school successes of research subject. Were interviewed ten students form different areas of knowledge, in PhD and master level, who accredit which acquire school success, beyond themselves have studied during the first years in field schools, where lived for a long time. With this research, we hope demystify the idea of non- field school, rising the trajectory people‟s school success, who studied in these schools, with multiyear classrooms, in day bad conditions. They are subjects who have studied at schools with structure problems, the access and continuity in the school, teaching-learning deficit, among another factor which cause low performance, but who overhang in the life study, facing the impediments, and achieved the school success.
Trajectory;School Successes;Multiyear Schools;Field Education.
1
163
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento social e sucesso escolar de alunos de origem popular: por uma sociologia do improvável

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente
GEOVANIA DA SILVA TOSCANO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim