Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O SUJEITO PROFESSOR E SUA HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE SI
GESSIONE MORAIS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
31/03/2017

A pesquisa apresentada neste texto dissertativo tem como objetivo analisar como as experiências acadêmicas, profissionais e pessoais, presentes nas histórias de vida, contribuem para o desenvolvimento da atitude reflexiva do ser professor de História. Sendo realizada a partir das histórias de vida de seis professores de História da rede Estadual de ensino do município de Apodi/RN. Para fundamentar os aspectos metodológicos dialoga-se com Bogdan & Birklen (1994), Cruz Neto (2001), Chizzotti (2008). Quanto ao trabalho com história de vida, buscamos o diálogo com Abrahão (2003), Bueno (2002), Kramer & Souza (1996), Nóvoa (1988, 1992, 2007, 2009) e, no tocante a discussão acerca da formação, recorremos a Fonseca (2003), Saviani (2009) e Tardif (2010). Por fim, buscando orientações necessárias as análises das vozes dos sujeitos entrevistados, contamos com o auxílio do pensamento de Bardin (2016), com o intuito de analisar os ditos dos sujeitos. Narrar sua trajetória de vida e formação consiste na revisitação de si, envolve sentimentos, alegrias e tristezas que marcam a existência de cada um. Assim, é relevante ouvir e oportunizar o registro da voz do professor. O exercício de escuta das vivências e experiências narradas permite a compreensão de que as experiências de vida dos professores estão presentes e inferem sobre seu ser profissional. Separar a pessoa do profissional é impossível. Por mais que se deseje delegar ao esquecimento do “eu” e colocar em evidência o profissional, o vivido volta-se para as ações, com atitudes e posturas adotadas pelo professor em sala de aula, deixando evidente que as experiências de vida e formação, quando rememoradas, transformam-se em um caminho autoformativo por meio do olhar sobre si. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que as experiências de vida e formação do sujeito professor estão presentes em seu cotidiano escolar e inferem na atitude reflexiva sobre o ser professor de História.

História de vida;Experiências;Trajetória;Formação.
The research presented in this dissertation aims to analyze how the academic, professional and personal, experiences present in life stories, contribute to the development of the reflective attitude of the being teacher of History. Based on the life histories of six teachers of History of the state education network of Apodi/RN. To base the methodological aspects, it converses with Bogdan & Birklen (1994), Cruz Neto (2001), Chizzotti (2008). As for the work with a life history, we sought the dialogue with Abrahão (2003), Bueno (2002), Kramer & Souza (1996), Nóvoa (1988, 1992, 2007,2009) and, regarding the discussion about formation, we resorted to Fonseca (2003), Saviani (2009) and Tardif (2010). Finally, seeking the necessary orientations for the analysis of the voices of the interviewed subjects, we have the help of Bardin's (2016) thought, with the intention of analyzing the subjects' sayings. Narrating your trajectory of life and formation consists in revisiting yourself, involves feelings, joys and sorrows that mark the existence of each one. Thus, it is relevant to listen and to opportunize the recording of the teacher's voice. The exercise of listening to narrated experiences allows the understanding that the life experiences of teachers are present and infer on their professional being. Separating the person from the professional is impossible. Although it is wished to delegate to the forgetfulness the “self” and to highlight the professional, the lived turns to the actions, with attitudes and postures adopted by the teacher in the classroom, making it evident that the experiences of life and formation, when recalled, become a selfformation way by looking at the self. The results of the research affirm that the life experiences and training of the subject teacher are present in their daily school and inferred in the reflective attitude about being a teacher of History.
Life history;Experiences;Trajectory;Formation.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ESTUDO FENOMENOLÓGICO DA EDUCAÇÃO, CRIMINALIDADE E DIREITO

Banca Examinadora

MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente
MARIA APARECIDA DOS SANTOS FERREIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim