A produção textual nas aulas de língua portuguesa tem sido preocupação constante para professores da educação básica, bem como para estudiosos do assunto. Partindo dessa perspectiva, a presente pesquisa investigoucomo o propósito comunicativo do gênero artigo de opinião constitui característica motivadora para a produção textual no ensino de língua portuguesa. Para tanto, nos embasamos nos estudos de Bakhtin (2009, 2011), Marcuschi (2008), que versam sobre os gêneros discursivos/textuais, bem como em Antunes (2010), que aborda o propósito comunicativo do ponto de vista da produção do texto e, ainda, Oliveira (2010), Guedes (2009), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2015), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004) que discorrem sobre o texto como processo que leva a um produto, dentre outros.A pesquisa fundamenta-se numa abordagem qualitativa, realizada mediante desenvolvimento da sequência didática “Pontos de vista” que permitiu aos alunos produzirem o gênero artigo de opinião, como também a aplicação dequestionários, contendo 09 (nove) perguntas abertas a 19 (dezenove) alunos sobre as experiências de produção textual em sala de aula, bem como sobre o propósito comunicativo do artigo de opinião produzido por eles. A análise dos dados revela que as produções textuais realizadas em sala de aula durante a vida escolar dos alunos não apresentam propósito comunicativo; os alunos fora do ambiente escolar produzem textos com finalidades específicas; a OLP não motiva os alunos para produção textual exigida por ela; especificamente, o propósito comunicativo atribuído pelos alunos ao gênero artigo de opinião diz respeito a intenção de direcionar o voto dos eleitores das cidades onde vivem para candidatos de oposição ao governo atual. Sendo assim, esse propósito não se resume a defender um ponto de vista, mas procura levar os seus interlocutores a efetiva ação político/partidária; os alunos manifestaram a vontade de divulgar seus artigos de opinião para toda a população, através da construção de um e-book para ser publicado na página do facebook da escola; no tocante à estrutura composicional do gênero produzido, os alunos organizaram de maneira a contemplar as características desse gênero, quais sejam: título, introdução, desenvolvimento, conclusão e assinatura, os quais atuaram em favor do propósito comunicativo; quanto aos movimentos dialógicos de assimilação e afastamento em relação aos já-ditos, os alunos utilizaram bastante esses movimentos, que se configuraram como estratégias argumentativas para o convencimento dos interlocutores. Dessa forma, para a assimilação os alunos utilizaram na maioria das vezes as expressões avaliativas, ao passo que para o afastamento recorreram com mais frequência a negação. Nossa pesquisa apontou aspectos essenciais para o ensino do texto: propósito comunicativo definido, interlocutores reais, texto como processo que leva a um produto, momentos de revisão e refacção. Logo, essa investigação contribui significativamente para o ensino da produção de texto, porque comprova que o propósito comunicativo atribuído pelos alunos ao gênero motiva a produção de texto dos alunos.