O presente estudo visou analisar as práticas pedagógicas do professor do ensino médio tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC enquanto mediadoras dessas práticas, a
partir das concepções e conclusões de estudos realizados por Lévy, Kenski, Hargreaves, Veen
e Vrakking, Fantin e Rivoltella, entre outros. As concepções dos autores usados no decorrer do
estudo dão conta de que, ao longo da história, a humanidade, devido a invenção de certas
tecnologias, passou por inúmeras transformações ou revoluções culturais que alteraram a
maneira de viver, de agir, de pensar, de trabalhar e de interagir tanto com o conhecimento como
com seus iguais e, em cada uma dessas revoluções o ser humano adaptou e adequou suas ideias
a partir das concepções epistemológicas da nova ecologia. Além do mais, as concepções desses
estudos, teorizam que também a escola enquanto instituição de ensino e o professor,
responsáveis pela orientação dos jovens estudantes, passaram, para poder cumprir com o seu
papel de preparar e orientar os indivíduos para agirem socialmente, a agir conforme as
transformações ocorridas, procurando mediar sua prática pedagógica, com as novas tecnologias
inventadas. Para organização do estudo realizamos pesquisa empírica qualitativa baseada no
método da observação participante com 06 professores da Escola Estadual “Mário Spinelli”,
que atuam no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado de Educação Profissional EMIEP da
cidade de Sorriso – MT. A análise dos dados coletados em documentos e das observações
participantes foram realizadas por meio de dimensões criadas no desenrolar do estudo. A análise
nos demostrou que os docentes sujeitos desse estudo entendem as TIC como excelentes recursos
que podem melhorar, ampliar, ressignificar ou mesmo transformar a prática pedagógica. No
entanto, na maior parte do tempo de nossas observações, usaram as tecnologias tendo como
foco o conteúdo, pois como observado, as TIC foram usadas para expor, pesquisar e em alguns
casos compartilhar temáticas desenvolvidas em sala. Verificou-se ainda que os sujeitos da
pesquisa carecem de melhor entendimento das concepções da era digital, mostrando ainda não
estarem completamente preparados para orientar os estudantes a interagirem na sociedade atual,
demonstrando no entanto uma vontade muito grande de refletirem sobre sua prática pedagógica,
no intuito de melhorá-la. O estudo mostra ainda ser necessário alterações e reformulações em
muitas práticas pedagógicas adotadas pelos professores consideradas ultrapassadas para a
sociedade e os estudantes digitais. Reformulações estas, que a partir das concepções digitais,
poderão provocar mudanças nas práticas pedagógicas do professor do ensino médio, tirando-as
do modelo de transmissão-memorização-fixação-reprodução de conteúdo, dando-lhes uma
nova característica, baseada na criatividade e inventividade tendo como objetivo a criação, cocriação
e compartilhamento de informações.