Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
O ECOSSISTEMA MANGUEZAL COMO ENFOQUE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ALBERLI DE GUSMAO OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
14/05/2015

A Alfabetização Científica é uma proposta de aprendizagem que contribui de forma significativa para o Ensino de Ciências. Nesse sentido, para a formação do cidadão, esse estudo apresentou como objetivo verificar a condição de Alfabetização Científica sobre manguezais entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, Alagoas. A escolha desse tema partiu da importância que esse ambiente apresenta para a manutenção da vida aquática, nos estuários e no oceano adjacente à zona costeira. Com base na abordagem de pesquisa qualitativa, procurou-se observar quais conhecimentos os alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, Alagoas, apresentaram sobre o ecossistema manguezal. Para essa etapa da pesquisa foi aplicado um questionário com dez perguntas objetivas, com o propósito de verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do conceito, importância, localização e relação do ecossistema manguezal com questões econômicas e ambientais. Constatou-se que os conhecimentos dos alunos pesquisados ainda são muito superficiais, diante da grande importância desse conteúdo para a preservação e valorização do meio ambiente e de espécies animais de importância econômica para o homem. Na mesma perspectiva de pesquisa, na segunda etapa buscou-se a identificação de quais estratégias de ensino, com enfoque na Alfabetização Científica, os professores de Ciências que trabalham na escola pesquisada utilizam para a discussão do tema. Para essa identificação fo ram aplicados questionários para 5 professores, a respeito das metodologias, abordagem teórica e de como poderiam promover a Alfabetização Científica enfocando o ecossistema manguezal. Em relação aos resultados obtidos com os professores, verificou-se que há avanços, mas também limites no ensino do ecossistema manguezal. O questionário aplicado revelou ainda uma tendência à abordagem de ensino pautada na transmissão de conteúdo, mesmo os professores demonstrando conhecerem formas de trabalhar o ecossistema manguezal na perspectiva da Alfabetização Científica. Na continuidade dessa pesquisa, foi elaborado e aplicado o Produto Educacional, um Livro Jogo denominado “Uma aventura no manguezal”. A análise dos dados a partir de respostas ao questionário e produção de texto, demonstrou que os alunos ficaram mais envolvidos com esse ambiente de conhecimentos, mais curiosos em explorar e preservar o ecossistema manguezal. Dessa forma ficou evidenciado que o trabalho com a leitura pode contribuir para a A lfabetização Científica, mas há a necessidade de mais ações por parte dos professores, no sentido de promover vivências as mais variadas possíveis para despertar o prazer pela leitura e o usufruir de seus benefícios com a aprendizagem.

Manguezal;Alfabetização Científica;Educação Ambiental;Ensino Fundamental;Escola Pública;Alagoas
Scientific literacy is a proposal of learning that contributes significantly to the Science Teaching. In this sense, for the training of citizens, this study had the objective of verifying the scientific literacy condition about the mangrove ecosystem of students in 7t h grade of a public elementary school in Maceio, Alagoas. The choice of this theme came from the importance that this environment presents for the maintenance of aquatic life, in estuaries and in the adjacent ocean to the coastal zone. On a qualitative approach, we tried to observe what knowledge students from two classes of 7 th grade of elementary school to a public school in Maceio, Alagoas, presented on the mangrove ecosystem. For this stage, the students answered a questionnaire with ten objective questions in order to verify the students' prior knowledge about the concept, importance, location and relationship of that ecosystem with economic and environmental issues. It was found that the knowledge of the students surveyed are still very superficial, given the great importance of this content to the preservation and enhancement of the environment and animal species of economic importance to man. In the same perspective of research, we sought to identify which teaching strategies, focusing on scientific literacy, Science teachers working in the research school to use the discussion of the topic. For this identification were conducted semistructured interviews with five teachers, about their methodologies, theoretical approach and how they could promote scientific literacy focusing on the mangrove ecosystem. Regarding the results obtained with the teachers, it was found that there is progress, but also limits the teaching of the mangrove ecosystem. In semi structured interviews also revealed a trend towards teaching approach based in the transmission of content, even demonstrating know ways of workin g the mangrove ecosystem in the perspective of scientific literacy. Continuing the research, a third step, after application of the Educational Product, a book-game called “An adventure in the mangrove”, the preliminary analysis of the data showed that stu dents were more involved with this environment of knowledge and more curious to explore and preserve the ecosystem. Thus it was evident that there is need for more action On the part of the teachers, in the sense of promoting experiences as varied as possi ble to arouse the pleasure by reading and to enjoy its benefits with learning.
Mangrove;Scientific Literacy;Environmental Education;Elementary Education;Public School;Alagoas
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - CTSA
-

Banca Examinadora

HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Sim
Nome Categoria
MARIO LUIZ GOMES SOARES Participante Externo
MONICA DORIGO CORREIA Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.