Dentre os diversos temas abordados no Ensino de Ciências, as questões ambientais se destacam por sua relevância para a qualidade de vida dos seres vivos. Assim, a Educação Ambiental ganha importância como ferramenta para abordar e promover a mitigação de tais questões. Uma área complexa que integra diversos aspectos da sociedade e merece estar associada com o entendimento das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Tal compreensão pode promover uma alfabetização científico-tecnológica (ACT) ampliada e mais qualificada, estimulando uma atuação cidadã mais esclarecida. Assim, evidenciando a escola como instituição formativa e a importância do uso de metodologias diversificadas com o diverso público observado, este trabalho investigou as contribuições que uma sequência didática (SD) sobre as questões ambientais sob um enfoque CTS, em especial sobre o ciclo de vida dos produtos, pode oferecer para a promoção de uma ACT com estudantes do Ensino Médio. A SD planejada foi realizada com vinte e seis estudantes de uma escola particular no estado do Rio de Janeiro. Foram realizados cinco encontros com duração total de doze horas. Estratégias diversas como exposições teóricas, apresentações digitais preparadas pela pesquisadora, vídeos e uma caminhada socioambiental foram utilizadas para tratar de assuntos como: exploração de recursos naturais, produção, distribuição, consumo e descarte de bens de consumo. Alguns dos princípios norteadores deste trabalho foram: priorizar os temas mais relevantes apontados pelos estudantes; contextualizar as situações almejando estimular mais o interesse dos estudantes; oferecer informações baseadas em estudos e/ou legislações vigentes para ampliar a gama e o tipo de fonte de conhecimentos desses alunos; e, estimular as discussões baseadas em argumentos, o respeito por opiniões divergentes, a participação ativa, a curiosidade e a mudança de valores e atitudes individuais e coletivas. A coleta de dados abrangeu questionários, redações e entrevistas. Sobre o rendimento dos estudantes nas atividades analisadas, esperava-se um maior aprofundamento das questões após as intervenções realizadas, que pode ser reflexo de limitações metodológicas e das coletas de dados realizadas. Essa situação sugere que novos estudos sejam realizados para problematizar as causas e consequências do baixo reflexo entre o que é abordado em sala de aula e o que é posteriormente encontrado nos discursos dos jovens. Problemas de segurança do local, adequação ao calendário escolar para a realização das atividades, além de dificuldades dos estudantes com a linguagem escrita foram algumas das limitações encontradas para o desenvolvimento da SD. Indica-se que futuras SD sejam planejadas com atenção especial ao horário dos encontros e a rotina dos participantes, investiguem e estimulem o desenvolvimento de atividades escritas dos estudantes, mas utilizem de mais dados orais para análise e, por fim, que as questões ambientais sejam trabalhadas a partir de um contexto CTS, buscando estimular uma ACT mais qualificada para a cidadania.