Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (25001019021P8)
PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO PARA APARELHO DE MUDANÇA DE VIAS, CONSIDERANDO POSSIBILIDADE DE ERROS
ANDREA PATRICIA CASTRO LEITE
DISSERTAÇÃO
22/02/2017

Esta dissertação tem como foco o desenvolvimento do modelo delay timepara sistema de prontidão em ferrovias. Existem vários componentes de prontidão, neste trabalho, o modelo delay timeé para os aparelhos de mudança de vias (AMV’s), que são utilizados em ferrovias. O estudo tem como objetivo explicar como este sistema de prontidão pode ser influenciado por erros humanos. Erros humanos são oriundos de ações não planejadas que são executadas, por exemplo: parte reparada errada, reparar parcialmente uma peça defeituosa, a condição da unidade é controlada incorretamente. Essas ações são consequências da falta de treinamento do inspetor ou menos experiência em uma atividade. Dentro do universo desses possíveis erros humanos, existem os erros de julgamento (falso positivo em que através de um erro julgamento cita a presença do defeito e o falso negativo em que um defeito presente não é diagnosticado) e erros de instalação, quando o mal funcionamento do componente está relacionado com a má instalação feita pelo inspetor, danificando assim fisicamente o componente. A metodologia é composta por 6 etapas,da pesquisa bibliográfica até a produção da pesquisa que considera o estudo dos erros humanos em um sistema de prontidão. A aplicação numérica é a adaptação dos parâmetros e o entendimento dentro das particularidades no contexto do AMV, para análise do modelo. E na conclusão demonstra como possíveis erros humanos podem influenciar um componente de prontidão.

Manutenção;Manutenção imperfeita;Inspeção imperfeita;Erro humano.
This dissertation focuses on the development of the delay time model for the railway readiness system. There are several components of readiness, in this work, the delay time model is for the changeover devices (AMV's), which are used in railways. The study aims to explain how this readiness system can be influenced by human errors. Human errors come from unplanned actions that are performed, for example: wrong repaired part, partially repairing a defective part, the condition of the drive is incorrectly controlled. These actions are consequences of lack of operator training or less experience in an activity. Within the universe of these possible human errors, there are errors of judgment (false positive in which through a judgment error cites the presence of the defect and the false negative in which a present defect is not diagnosed) and installation errors when malfunction Of the component is related to the bad installation made by the operator, thus physically damaging the component. The methodology is composed of 6 steps, from the bibliographic research to the production of the research that considers the study of human errors in a system of readiness. The numerical application is the adaptation of the parameters andthe understanding within the particularities in the context of the AMV, for analysis of the model. And in the conclusion demonstrates how possible human errors can influence a componentof readiness.
Maintenance;Imperfect maintenance;Imperfect inspection;Human error.
1
54
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Contexto

PESQUISA OPERACIONAL
CONFIABILIDADE, MANUTENÇÃO E RISCOS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO
MODELOS ESTOCÁSTICOS NO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

Banca Examinadora

CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
Sim
Nome Categoria
ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA FILHO Docente
EDUARDO DE AGUIAR SODRE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa no país - Pós-graduação 24

Vínculo

-
-
-
Não