Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
COMUNICAÇÃO (25001019054P3)
PROCESSO DE CRIAÇÃO E A MEDIAÇÃO DO SENSÍVEL NA CONSTRUÇÃO DO FILME VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
JOAO ROBERTO CINTRA NUNES
DISSERTAÇÃO
29/06/2016

Esta pesquisa propõe uma análise do processo de criação do filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. A partir de uma indagação inicial sobre como ocorreu a construção de um filme de ficção originado de registros documentais, refizemos o trajeto das ações e ideias que deram origem ao filme, desde a viagem exploratória dos diretores pelo sertão nordestino até a efetiva execução do longa, com o objetivo de compreender a tessitura do movimento criativo que dá à obra forma. Para isso, em um primeiro momento, apresentamos um diálogo entre os estudos do processo criativo de Cecília Almeida Salles (2008), Fayga Ostrower (1987) e Michael Baxandall (2006), base de nossas análises. Em seguida, acompanhamos o percurso que aponta para o filme: a experiência antropológica e afetiva da viagem de captação das imagens, a mediação do sensível na formulação do curta “Sertão de Acrílico Azul Piscina” e a rede de criação que se estabelece entre os projetos individuais em relação à Viajo porque preciso. Por último, discutimos a composição narrativa do filme e como sua construção poética retoma todo o seu processo criativo e sensível.

Comunicação. Cinema. Processo de Criação. Sensível. Redes da Criação. Narratividade.
This research proposes an analysis of the movie creation process Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009) by Marcelo Gomes and Karim Aïnouz. Based on an initial inquiry about how the construction of a fiction movie based on documentary records happens, the path of actions and ideas was retaken. From the directors’ exploratory trip through the Brazilian northeastern outback to the effective doing of the feature-length film, we aimed to understand the compostion of the creative movement that gives form to that work. Thus, we present at first a dialogue between the creative process studies of Cecilia Almeida Salles (2008), Fayga Ostrower (1987) and Michael Baxandall (2006), base of our analysis. Then we follow the route that points to the film: the anthropological and affective experience of trip for capturing the images, the mediation of the sensitive in formulating the short film “Sertão de Acrílico Azul Piscina” and the network creation that is established between individual projects in relation to Viajo porque preciso. Finally, we discuss the narrative composition of the film and how its poetic construction resumes its all creative and sensitive process.
Communication. Cinema. Creation process. Sensitive. Networks of Creation. Narration.
01
145
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

COMUNICAÇÃO
ESTÉTICA E CULTURAS DA IMAGEM E DO SOM
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DO CINEMA DE GÊNERO NO BRASIL

Banca Examinadora

RODRIGO OCTAVIO D AZEVEDO CARREIRO
Sim
Nome Categoria
ANGELA FREIRE PRYSTHON Docente
GEORGIA DA CRUZ PEREIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Apoio à Pós-Graduação 24

Vínculo

-
-
-
Sim