O estudo tem como foco o processo de avaliação e como este se relaciona com as
orientações prescritas. Os sujeitos centrais desta pesquisa são os professores do ciclo de
alfabetização de uma escola da Rede Municipal de Petrópolis e os integrantes da equipe
gestora. Foi entrevistada também a inspetora escolar da Secretaria de Educação que
acompanha a escola em que a pesquisa se desenvolveu. Além das entrevistas semi-
estruturadas, foram realizadas observações no ambiente escolar e durante as reuniões do
Conselho de Classe, e analisados documentos importantes relativos à Unidade Escolar e
ao processo de avaliação.A literatura que dá sustentação à dissertação é baseada nos
postulados de Luckesi (2011, 2005, 1998, 1986), Freitas (2011, 2008), Lüdke (2012,
2004, 1992, 1991, 1990, 1989, 1987, 1986), Perrenoud (2002, 2001, 1984,
1978),Barretto (2012, 2004, 1987), Sousa (2007), Dubar (1998, 1997), Duranet. al
(2007, 2005, 2003)Lessard (2010, 2009), Lantheaume (2012, 2008, 2007), Dubet
(1996), Vincent et. al (2001) e Nóvoa (2009, 1992a, 1992b, 1991) acerca da avaliação,
da política de ciclos, do trabalho docente e, de modo especial, a relação entre o trabalho prescrito e o trabalho real. As constatações da pesquisa indicam que entre o trabalho
prescrito e o trabalho real, a identidade da escola vai se construindo por meio do
exercício de sua autonomia, ao mesmo tempo em que o professor demonstra perceber a
insuficiência do trabalho prescrito diante da urgência do trabalho real, o que o conduz a
realizar altercações entre um e outro, levando o que há em si mesmo para o trabalho
real.