Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (25001019021P8)
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 26000 E GRI G4 EM PMES DE SERVIÇOS HOTELEIROS UTILIZANDO A TIPOLOGIA ESTRATÉGICA DE MILES E SNOW
JORDANIA LOUSE SILVA ALVES
TESE
22/02/2016

O presente trabalho teve como objetivo propor um framework voltado à inserção de estratégias de responsabilidade social visando à sustentabilidade baseadas na norma ISO 26000 e nos Relatórios de Sustentabilidade GRI G4 em pequenas e médias empresas do ramo hoteleiro. Para tal foi utilizada a tipologia estratégica proposta por Miles e Snow (1978) que propõe quatro perfis estratégicos de acordo com o perfil do gestor, são eles: os perfis prospector, analítico, defensivo e reativo. Estas tipologias podem ser empregadas em empresas de todos os portes, e devido à baixa complexidade de sua identificação e ao relacionamento destas com o perfil do gestor foi a mais indicada para ser aplicada em empresas de pequeno porte. A identificação desta tipologia estratégica visou observar como se comportam estes empreendimentos de acordo com as variações administrativas e se possuem conhecimento e ações voltadas à sustentabilidade e responsabilidade social para direcionar o framework de acordo com a demanda de cada perfil estratégico. Como resultados observou-se que independente do porte das empresas, todas apresentaram interesse em inserir em suas estratégias ações voltadas à sustentabilidade mesmo que não houvesse um conhecimento amplo sobre a temática. As empresas demonstraram saber que tais ações podem trazer benefícios aos seus negócios, mas apontam os custos como um dos entraves, especialmente as empresas de perfil reativo e defensivo, o que condiz às características do perfil. Empresas com o perfil Prospectivo e Analítico mostraram-se mais propensas à adoção de estratégias de responsabilidade social, porém todas as empresas afirmaram ter dificuldades na implementação dado que consideram os modelos padrões complexos e exaustivos. Considerando este relato, o framework proposto tem caráter genérico e possui uma fase inicial de identificação da empresa seguida, de questões relacionadas aos princípios de responsabilidade social até a seleção de um dos fatores da triple botton line como inicial o framework que pode ser aplicado em empresas de qualquer perfil, variando de acordo com a familiaridade destas empresas sobre os fatores ambiental, social e econômico. Espera-se com o framework que as PMEs consigam iniciar o processo de adoção destas estratégias alcançando vantagem competitiva e à medida que os fatores estejam consolidados nas ações de sustentabilidade consigam evoluir para a consideração de todos os fatores dispostos na ISO 26000 e nos Relatórios de Sustentabilidade GRI. Almeja-se que o framework contribua para PMEs as quais possuem características peculiares devido ao seu porte. Vale ressaltar que até o momento de finalização da pesquisa uma das empresas iniciou a utilização do framework e apontou resultados positivos. Para trabalhos futuros recomenda-se a ampliação das avaliações em outras empresas e a aplicação do framework em diversas empresas para uma avaliação mais ampla e consistente.

Perfil Estratégico;Miles e Snow;Responsabilidade Social, GRI;ISO 26000
This study aimed to propose a focused approach to the inclusion of social responsibility strategies for sustainability based on ISO 26000 and GRI G4 Sustainability Reports in small and medium business. To do this we used the strategic typology proposed by Miles and Snow (1978) proposes four strategic profiles according to the profile manager, are they the profile Prospector, analytical, Defensive and Reactive. These types can be employed in all sizes, and because of low complexity of its identification and the relationship of these to the profile manager was the most suitable to be applied to small businesses. The identification of this strategic typology aimed to observe how they behave these projects in accordance with the administrative changes and these developments have knowledge and actions towards sustainability and social responsibility and direct approach according to the demand of each strategic profile. As a result it was observed that regardless of the size of the companies all showed interest in entering in their actions strategies for sustainability even though there was a broad knowledge on the subject. The companies demonstrated know that such actions can bring benefits to your business but point out the costs as one of the obstacles, especially those of reactive and defensive profile companies, which matches the profile features. Companies with Prospective and Analytical profile were more likely to adopt social responsibility strategies, but all businesses stated they had difficulties in implementing the difficulty of using standard models that consider complex and exhaustive. Considering this report the approach has generality of the approach has an initial phase of identification of the then company, issues related to social responsibility principles to the selection of one of the triple bottom factors line as starting to approach that can be applied in business any profile, varying according to the familiarity of these companies on environmental, social and economic factors. It is hoped that the approach that SMEs are able to start the adoption process of these strategies achieving competitive advantage and as the approach factors are consolidated in sustainability initiatives able to evolve into consideration of all the factors laid out in the ISO 26000 and reports GRI Sustainability. One hopes that the approach will contribute to this type of business that has unique characteristics due to its size. It is noteworthy that by the time of completion of the survey of the companies started using the approach and showed positive results. For further work recommended the expansion of the evaluations in other companies and the application of the approach in various companies for a broad and consistent evaluation.
Strategic Profile;Miles and Snow;Social Responsibility;GRI;ISO 26000
1
125
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Contexto

GERÊNCIA DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E GESTÃO DA COMPETITIVIDADE
SISTEMA DE GESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE SISTEMAS DA QUALIDADE

Banca Examinadora

DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Sim
Nome Categoria
CARLA REGINA PASA GOMEZ Participante Externo
ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA FILHO Docente
PEDRO ANDRE CARVALHO ROSAS Participante Externo
MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDACAO DE AMPARO A CIENCIA E TECNOLOGIA - FACEPE - Bolsas de pós-graduação 48

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não