Aplicabilidade do Programa Personalizado de Atividades (TAP-Br) em idosos com demência e seus respectivos cuidadores familiares
Introdução: O Programa Personalizado de Atividades (TAP-Br) é a versão em português do Tailored Activity Program (TAP) que é um programa de intervenção em Terapia Ocupacional, proposto para indivíduos com demência e para seus cuidadores, baseado em 8 sessões, realizadas no domicilio do cliente (90 minutos cada) por um período de 3 a 4 meses. É um programa que se desenvolve a partir de dois enfoques: a proposição de atividades adequadas à capacidade dos indivíduos com demência, possibilitando o envolvimento e o engajamento nestas atividades e a orientação dos cuidadores familiares no uso e aplicação destas atividades. Objetivos: Avaliar a aplicabilidade do programa adaptado para nossa cultura, sessão a sessão, considerando a visão dos terapeutas ocupacionais e dos cuidadores familiares e a implementação do programa. Materiais e Métodos: O programa adaptado transculturalmente foi avaliado, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, em relação a sua aplicabilidade e implementação em uma amostra de idosos com demência (n= 13) e seus respectivos cuidadores familiares (n= 13). Para avaliar a viabilidade foram documentados, junto aos terapeutas ocupacionais: o tempo gasto com as sessões, a facilidade na administração de cada avaliação proposta pelo programa, a aplicação e uso das atividades, uso do material educativo, das técnicas de simplificação da atividade e do ambiente e a interpretação da facilidade de uso destas intervenções no contexto terapêutico, considerando a sua aplicação integral ou a necessidade de ajustes e adaptações no uso do programa. Também foi avaliada a percepção dos terapeutas ocupacionais sobre a aceitação das sessões, por parte dos cuidadores e dos idosos, e sobre os benefícios identificados. Essa etapa de avaliação foi realizada por escalas numéricas, com uma variação de 1(muito difícil) a 5 (muito fácil) aplicadas com os terapeutas ocupacionais que fizeram parte da equipe, visando identificar a necessidade de adaptações na proposta original considerando nossa realidade e cultura. Para a avaliação da aceitabilidade do cuidador, visando a avaliação do impacto social do programa adaptado, na percepção dos cuidadores, foram aplicadas escalas de avaliação numérica com uma variação de 1(muito difícil) a 5 (muito fácil), visando a avaliação dos itens: tempo gasto com as sessões, facilidade na aplicação e uso das atividades, uso das técnicas de simplificação das atividades e estratégias de comunicação. Resultados:
V
Os idosos são em sua maioria do gênero masculino (61,54%), a média de idade foi de 78,23 ± 8,00 anos e a de escolaridade de 12,92 ±3,49. Em relação aos cuidadores, estes são, em sua totalidade, mulheres com uma média de idade de 62,53 ± 6,10 anos e de escolaridade de 14,38 ± 2,06. Para os 13 pares (idosos/cuidadores) foram prescritas 43 atividades. Como potencialidade do programa, os terapeutas ocupacionais apontam o atendimento centrado no cuidador – empoderamento do cuidador (69,23%) e como dificuldade o uso da avaliação cognitiva (LACLS-5) (92,30%). Os cuidadores apontam como potencialidades a execução de orientações personalizadas (76,92%) e a maioria (76,92%) indicou não haver fragilidades. Conclusões: O TAP-Br mostrou-se um programa aplicável, na visão dos terapeutas ocupacionais e dos cuidadores considerando o programa completo e seu potencial de ação integral.