Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
Clube de Ciências e Atividades lúdicas: impacto na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental.
LIVIA CARVALHO DA SILVA DIAS
DISSERTAÇÃO
21/02/2014

A curiosidade inerente na criança faz dela um cientista em potencial, no entanto, o que irá determinar a sua trajetória na ciência serão as oportunidades e estímulos que encontrar no caminho. Este aprendizado deve se iniciar nos primeiros anos do ensino fundamental (EF), no entanto, os cursos que preparam os futuros professores destas séries, não abrangem em seu currículo grande parte do conhecimento em ciências, que será necessário para atuarem profissionalmente. Ao mesmo tempo, os cursos de licenciatura em ciências da natureza não habilitam para o magistério no primeiro segmento do EF, deixando uma lacuna a ser preenchida. A partir deste quadro, nosso objetivo foi analisar o impacto da implementação de atividades científicas lúdicas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental através de um Clube de Ciências e, associado a isto, aperfeiçoar uma ferramenta lúdica de ensino. Esta ferramenta é um jogo de tabuleiro, que foi adequado a todas as faixas etárias e, ainda, inserido questões de biotecnologia, visando à divulgação científica através do método de aprendizagem baseado em jogos (Game-Based Learning). O Clube de Ciências foi constituído de três oficinas cujos temas foram ecologia, sistema reprodutor e órgão dos sentidos, sendo os temas selecionados de acordo com as necessidades da turma. Para o aperfeiçoamento do jogo utilizamos o programa de edição de imagens Serif Drawplus Starter Edition e sua adequação as propostas pedagógicas foram testas com alunos do ensino fundamental e médio. Os resultados foram positivos na formação de professores, estes se mostraram mais seguros para lecionar ciências e observamos, também, que houve transformações não só conceituais como também pessoais e profissionais. Com relação ao jogo conseguimos cumprir as propostas iniciais de torná-lo mais fácil de reproduzir e os resultados de sua utilização com as turmas foi positivo. Assim concluímos que a montagem de Clubes de Ciências e a utilização de jogos de tabuleiro são boas estratégias para o aprendizado e divulgação de ciências tanto na formação do professor das séries iniciais quanto com os próprios alunos.

Formação de professores, atividade lúdica, ensino e divulgação de ciências.
The inherent curiosity in children makes them potential scientists. However, what will determine their career in science will be the opportunities and stimuli they will find along their lives. This learning should begin in the early years of elementary school (EF), however, the courses that prepare future teachers of these series, do not include in their course programs the correct quantity of knowledge in science that will be necessary to act professionally. At the same time, the degree courses in Natural Sciences are not enough for teaching the first segment of EF, leaving a gap to be filled. From this framework , our goal was to analyze the impact of the implementation of recreational activities in the scientific training of teachers of the lower grades of elementary school through a Science Club and , associated with this idea, perfecting an entertaining teaching tool . This tool is a board game that was suitable for all ages and also had inserted biotechnology issues, aiming at dissemination through scientific method of learning based on games (Game - Based Learning ) . The Science Club was formed three workshops whose themes were ecology, reproductive system and sense organs, with topics selected according to the needs of the class . For the perfecting of the game use the editing program Serif DrawPlus Starter Edition and its suitability pedagogical proposals were foreheads with students from elementary and high school. The results were positive in teacher education, making the future teachers safer to teach science, and we also observed that there was not only conceptual but also personal and professional transformations. With regard to gambling could meet the initial proposals to make it easier to play and the results of its use with the classes was positive. Thus we conclude that the assembly of teams of Sciences and the use of board games are good strategies for learning and dissemination of science both in teacher education from the initial series and with the students themselves.
Teacher education, leisure activity, teaching and dissemination of science.
01
135
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
-
-

Banca Examinadora

GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL TEIXEIRA
Sim
Nome Categoria
RICARDO TADEU SANTORI Participante Externo
GUTEMBERG GOMES ALVES Docente
CLAUDIA MARCIA BORGES BARRETO Participante Externo
LUIZ ANTONIO BOTELHO ANDRADE Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não