Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
LETRAS (40002012012P8)
Intersecções literárias entre a narrativa Noir e as fotonovelas policiais
DANIELA MARIA NAZARE DA SILVA
TESE
17/08/2016

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as fotonovelas como suporte intermídias. Pensando em sua estrutura impura, entende-se esse material de leitura como o resultado da conjugação de variadas expressões artísticas. Assim, por meio da união de fotografias, elementos próprios do cinema, com componentes emprestados das histórias em quadrinhos (HQS), originam-se as fotonovelas, um meio de leitura autêntico, cujo papel essencial é representar as mais variadas narrativas. Em geral, associa-se as fotonovelas às histórias românticas, cujos protagonistas são um casal apaixonado que enfrenta os mais penosos obstáculos para a concretização do amor. No entanto, pretende-se demonstrar no decorrer desse trabalho, as diferentes histórias que percorreram o mercado editorial. Sendo assim, circularam nas Editoras de revistas, fotonovelas religiosas, góticas, de terror, de ficção científica, policiais, entre outras, sendo as últimas, objeto de estudo dessa tese. Ao se fazer uma análise desse material, almeja-se demonstrar como as narrativas policiais foram bem adaptadas pelas fotonovelas. Levando em conta a presença de diálogos como principal elemento estrutural de romances e contos noir, o suporte intermídias aqui estudado, propicia suas adaptações, possibilitando, dessa forma, que as fotonovelas policiais publicadas pelas Revistas da Editora Vecchi, pudessem adentrar no “cânone” de narrativas noir. Partindo dessa assertiva, destacar-se-á a construção narrativa dessas fotonovelas em relação com alguns romances e/ou contos noir, evidenciando o diálogo existente entre seus detetives, suas aventuras, bem como considerando suas divergências, pelo fato de as narrativas sofrerem adaptações conforme a estrutura e características dos veículos onde são divulgadas. Levando em conta a dinamicidade que permeia essas aventuras detetivescas, as fotonovelas funcionam, harmoniosamente, como um suporte intermídias das narrativas noir.

fotonovelas;narrativas noir;suporte intermídias
The objective of this article is to present photo-novellas as intermedia support. Considering its impure structure, this reading material can be understood as the result of a combination of a variety of artistic expressions. Thus, photo-novellas are formed by using the junction of photos, characteristic elements of the cinema, with components borrowed from comics. Generally, photo-novellas are associated to romantic stories, in which the protagonists are in love and face strenuous situations in order to turn their love into reality. However, this paper intends to demonstrate the different stories that are a part of this editorial market. So, religious, gothic, horror, science fiction and detective photo-novellas are a part of editorial magazines, being the detective photo-novellas the object of this thesis. While analyzing the material, we hope to demonstrate how detective narratives were well adapted to photo-novellas. Considering the presence of dialogs as main structural elements of noir romances and short stories, the intermedia support studied allows adaptions, permitting the photo-novellas published in the magazines by Vecchi publisher to enter the “canon” of noir narratives. Starting from this affirmation, the narrative construction of these photo-novellas in relation to some romances and/or noir short stories will be highlighted, pointing out the existing dialogs between its detectives, its adventures, as well as considering its divergences, since narratives were adapted into the structures and the characteristics of the means they were published in. Considering the dynamic character that permeates detective adventures, photo-novellas work, harmoniously, as an intermedia support for noir narratives.
photo-novellas;noir narratives;intermedia support
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA COMPARADA
REPRESENTAÇÕES E TEXTUALIDADES
A GRANDE GUERRA: VEZ E VOZ DOS VENCIDOS

Banca Examinadora

ANDRE LUIZ JOANILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SUELY LEITE Docente - PERMANENTE
TELMA MACIEL DA SILVA Docente - PERMANENTE
VALERIA DOS SANTOS GUIMARAES Participante Externo
MARCIO ROBERTO DO PRADO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 40

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim