Na educação contemporânea há uma diversidade de instrumentos didáticos que podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem, principalmente voltados aos estudos e as práticas de educação ambiental nos ecossistemas costeiros. O objetivo dessa pesquisa visou promover estudos, discussões e práticas ambientais sustentáveis, aprimorando os conhecimentos dos alunos sobre os ecossistemas de praia e restinga da costa alagoana. Utilizaram-se, nesta pesquisa, diferentes estratégias metodológicas, em sala de aula e em campo, com intuito de auxiliar o entendimento sobre os ecossistemas de praia e restinga presentes no litoral alagoano. Em um primeiro momento, esse trabalho foi apresentado às coordenadoras e a diretora da escola. Posteriormente, foi solicitado aos pais e/ou responsáveis dos alunos, que assinassem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), onde estavam dispostos todos os objetivos e a forma como a pesquisa seria desenvolvida, sendo livre a participação de cada aluno. A primeira etapa do trabalho foi realizada com três turmas do 2º ano do Ensino Médio em novembro de 2014. Esses alunos responderam a um questionário prévio, onde constavam perguntas acerca de educação ambiental e ecossistemas de praia e restinga. Na segunda etapa participaram da pesquisa duas turmas do 3º ano do Ensino Médio em maio de 2015. Essa etapa foi subdividida em duas. O primeiro momento fez referência a uma aula expositiva dialogada para cada turma. No segundo, houve a realização de uma aula de campo junto aos ecossistemas de praia e restinga na Praia do Francês, litoral de Marechal Deodoro e na Praia de Pratagy, litoral norte de Maceió, ambas situadas no litoral central de Alagoas. Na terceira etapa do trabalho houve a aplicação de um Jogo Educacional para os alunos, a confecção e apresentação de trabalhos cooperativos sobre os ecossistemas costeiros estudados. Após a aplicação do questionário prévio, constatou-se que a maioria dos alunos apresentou conhecimento superficial em relação à temática abordada, principalmente sobre o ecossistema de restinga, assegurando terem interesse em aprender. Muitos alunos afirmaram conhecer e frequentar às praias alagoanas, referenciando inclusive os seres vivos que habitavam esse ecossistema, no entanto, quando diagnosticados os saberes sobre o ecossistema da restinga foram insuficientes. Os conceitos e as características sobre os ecossistemas de praia e restinga, estudados durante a aula expositiva dialogada, puderam ser ampliados e aplicados nas aulas de campo nos ambientes naturais visitados, como também durante a aplicação do jogo educacional e nas confecções dos trabalhos cooperativos apresentados. A aula de campo favoreceu o enriquecimento dos saberes apresentados pelos alunos a partir das observações in loco. Durante a aplicação do jogo educacional, os alunos demonstraram entusiasmo ao responder as perguntas e alegria ao acertá-las. O Jogo Educacional proporcionou aprendizagem através do caráter lúdico e da fácil manipulação para ser jogado. Verificou-se que os estudos nas aulas expositivase nas aulas de campo permitiram bom desempenho dos alunos durante o jogo educacional. Os trabalhos cooperativos proporcionaram maior integração entre os alunos, contribuindo efetivamente para o sucesso da construção e socialização dos materiais produzidos, consolidando o aprendizado. Os resultados demonstraram que através da utilização de estratégias didáticas diferenciadas, observou-se um aumento no rendimento dos alunos referente à temática ambiental, incluindo os aspectos relacionados com a importância e a preservação dos ecossistemas de praia e restinga. As atividades desenvolvidas nessa dissertação poderão auxiliar para o verdadeiro entendimento, com base nos aspectos ambientais, dos diversos ecossistemas naturais existentes ao longo da costa brasileira, em especial das praias e restingas do litoral de Alagoas, permitindo o exercício da prática diária de atividades sustentáveis para o meio ambiente. O trabalho foi escrito em formato de artigos.