Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Ciências Ambientais (33021015012P5)
Contribuição metodológica para ampliação da concepção ambiental no ensino fundamental com base no estudo de bacia hidrográfica.
CHEILA FLAVIA DE PRAGA ELIAS
DISSERTAÇÃO
18/03/2014

Para promover a participação social e contribuir para a conservação dos recursos hídricos, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de metodologia para ampliar a concepção ambiental de alunos do Ensino Fundamental com base no estudo de bacia hidrográfica. O estudo de caso ocorreu em uma bacia próxima à Escola Estadual Lourdes Maria de Camargo do Município de São José dos Campos, SP, com alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Essa bacia pertence à Bacia do Rio Comprido, afluente do Rio Paraíba do Sul. Inicialmente, as percepções prévias dos alunos foram avaliadas com aplicação de um questionário que abordava questões sobre os caminhos da água, o conceito de bacia hidrográfica, os elementos e interações presentes numa bacia, os fatores prejudiciais da qualidade da água e ações que devam ser tomadas para preservação da água. Em seguida, os conceitos relacionados aos caminhos da água na natureza e o conceito de bacia hidrográfica, foram desenvolvidos por meio de atividades que utilizavam apresentações, plantas hidráulicas urbanas e prediais, cartas topográficas e imagens de satélite. Os alunos obtiveram um aproveitamento satisfatório nestas atividades, avaliado por meio de planilha quantitativa. Na sequência, a bacia foi avaliada por meio da aplicação de um protocolo de avaliação rápida (PAR) desenvolvido especificamente para esta bacia, assim como pela utilização de um kit de análise físico-química da água para a avaliação da qualidade da água e verificação da presença de coliformes termotolerantes realizada no Laboratório de Processos Biológicos aplicados ao Meio Ambiente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté. Com base na avaliação dos resultados, o protocolo proposto demonstrou ser um instrumento de análise ambiental eficiente em 65% dos grupos dos alunos estudados. A análise físico-químico-microbiológica da água revelou a presença de amônia e fosfato fora dos padrões exigidos pela Resolução CONAMA no 357 e a presença de Coliformes. 70% dos alunos concluíram esta atividade relacionando o resultado encontrado ao lançamento de esgoto diretamente no corpo d’água. Por fim, uma reflexão sobre o diagnóstico realizado da bacia para elaboração de planos de melhoria ambiental foi feito pelos alunos. Eles concluíram que ações relacionadas ao tratamento do lixo e recomposição de mata ciliar seriam as principais ações para melhorar a qualidade da bacia. Para avaliação da evolução das percepções ambientais dos alunos ao longo da aplicação da metodologia, foi aplicado um pós-teste. Os resultados mostraram que os alunos melhoraram a descrição dos caminhos percorridos pela água e desenvolveram uma noção do conceito de bacia hidrográfica. Também conseguiram ampliar consideravelmente suas percepções a respeito dos elementos e interações presentes em um rio, listando interações humanas, ecológicas, microbiológicas e físico-químicas. Quanto aos fatores prejudiciais à qualidade da água os alunos ampliaram seu conhecimento, que inicialmente se resumiam em lançamento de lixo, poluição por dejeto de esgoto e desperdício para uma listagem de atividades antrópicas com fatores prejudiciais direta ou indiretamente. Finalmente, os alunos conseguiram listar diversas ações que contribuiriam para a preservação da água, indo além do tratamento do lixo e do não desperdício, focando também o tratamento do esgoto e a recomposição da mata ciliar. A metodologia proposta mostra-se eficiente para ampliação da percepção ambiental na faixa etária aqui pesquisada.

Educação Ambiental, Bacia Hidrográfica, Protocolo de Avaliação Rápida, Análise da água.
To promote social participation and contribute to the conservation of water resources, this research aimed at the development of a methodology to increase the environmental awareness of elementary school students based on the study of a watershed. The case study took place in a watershed nearby the State School Lourdes Maria de Camargo in São José dos Campos, SP, and involved students from 6th and 7th grades of the elementary school. This watershed is part of the Rio Comprido Basin, a tributary of the Rio Paraíba do Sul. Initially, we assessed the initial students' perceptions with a questionnaire that addressed the pathways of the water, the concept of a watershed, elements and interactions present in a basin, impact factors on water quality and appropriate actions for water conservation. We developed activities and presentations to teach the concepts of a watershed, the pathways of water in nature, urban and building hydraulic plants, topographic maps and satellite images. The students had a satisfactory learning experience in these activities, as indicated by a quantitative questionary. Afterwards, the basin characteristics were assessed by applying a rapid assessment protocol (RAP) developed specifically for this basinand also an educational kit for physico-chemical water quality evaluation and conducted. In addition we analyzed the presence of thermotolerant coliforms in water samples at the Laboratory of Biological Processes at the Agricultural Sciences Department of the University of Taubaté. Results indicated that the proposed protocol was an efficient tool for environmental analysis in 65% of the studied groups. The physico-chemical and microbiological analysis of water revealed the presence of ammonia and phosphate above the CONAMA Resolution No 357 limits and we identified the presence of coliforms. 70% of students have completed this activity and related the results with raw sewage discharge into the water body. Finally, the students were asked to make a reflection about the characterization of the watershed ad to draw up plans for environmental improvement of the basin. They concluded that waste management and restoration of the riparian vegetation are the main actions to improve the quality of the basin. We applied a post-test to assess the evolution of environmental perceptions of students as a result of the application of the methodology. The results showed that students developed a description of the water pathways and developed a sense of the concept of watershed. Also they considerably expanded their perceptions about elements of a river, were able to list human, ecological, microbiological and physical-chemical interactions. Concerning impact factors on water quality, the students expanded their knowledge, initially they identified damping of trash, sewage pollution, water misuse to a list of anthropogenic activities that directly or indirectly affect water quality. Finally, students were able to list various actions that contribute to water conservation, going beyond waste treatment of garbage and water misuse, but also they identified sewage treatment and restoration of riparian vegetation to improve the management of the basin. The proposed methodology proves to be efficient for the expansion of environmental awareness of the studied group age .
Environmental Education, Hydrographic Basin, Rapid Assessment Protocol, Water Analysis.
único
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Contexto

CIÊNCIAS AMBIENTAIS
COMPOSIÇÃO E PROCESSOS ESTRUTURANTES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
EDUCA A GENTE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO E DE QUALIDADE DE VIDA.

Banca Examinadora

GETULIO TEIXEIRA BATISTA
Sim
Nome Categoria
ANA APARECIDA DA SILVA Docente
MARIA DE JESUS ROBIM Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SAO PAULO SECRETARIA DA EDUCACAO - Programa Mestrado & Doutorado 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim