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UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CRÍTICA CULTURAL (28005015008P5)
MEMÓRIAS E OUTRAS HISTÓRIAS: REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA MEMORIALÍSTICA DE ZÉLIA GATTAI
ARLINDA SANTANA SANTOS
DISSERTAÇÃO
30/05/2016

A pesquisa intitulada Memórias e outras histórias: reflexões sobre a escrita memorialística de Zélia Gattai, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural/ DEDC II Alagoinhas, Linha 1 – Margens da Literatura realizou uma reflexão acerca da escrita de autoria feminina de memórias tomando como ponto de partida as obras Anarquistas Graças a Deus (2009[1979]), Um chapéu para viagem (1993[1982]), Senhora Dona do Baile (1984[1984]), Jardim de Inverno (1989[1988]), Cittá di Roma (2000) e A casa do Rio Vermelho (1999) da escritora Zélia Gattai. Pretendeu-se estudar a obra de Zélia Gattai percebendo-a como lugar de expressão, manutenção e resistência da subjetividade feminina; compreender a escrita memorialística como forma de (re)construção e (re)invenção de si bem como, vislumbrar a possibilidade de perceber a escrita de memórias como testemunho. A metodologia adotada foi de cunho bibliográfico e serviu para a construção do referencial teórico, embasado nos estudos de gênero e na crítica cultural. Neste sentido, tal pesquisa se fez pertinente pela oportunidade de perceber a escrita memorialística de autoria feminina como um lugar de empoderamento do sujeito que a escreve. Das análises e estudos realizados, observamos que a escrita memorialística de Zélia Gattai permitiu à autora não somente o empoderar-se, como também, (re)inventar-se à medida que rememorava a si mesma e aqueles com quem conviveu, configurando-se como forma de forma de resistência às forças opressoras patriarcalistas que tendem subjugar o sujeito feminino.

mulher – escrita memorialística – Zélia Gattai
The research named “Memórias e outras histórias: reflexões sobre a escrita memorialística de Zélia Gattai” (memories and other stories: reflections about Zélia Gattai’s memorialistc writing), linked to an Post Graduation Program in Cultural Criticism/ DEDC II Alagoinhas, Line 1 – Litarature’s Edges, conducted a reflection about memories written by female writers taking as an starting point the literary works Anarquistas Graças a Deus (2009[1979]), Um chapéu para viagem (1993[1982]), Senhora Dona do Baile (1984[1984]), Jardim de Inverno (1989[1988]), Cittá di Roma (2000) e A casa do Rio Vermelho (1999), by writer Zélia Gattai. The study of Zélia Gattai’s literary works was intended, perceiving it as an expression, maintenance and resistance place for female subjectivity; comprehending the memorailistc writing as a way to (re)construct and (re)invent oneself, as well as to catch a glimpse of the possibility to perceive memoirs writings as a testimony. The methodology adopted had bibliographic nature and was used to construct the theoretical reference, grounded in gender studies and cultural criticism. In this way, such research made itself relevant because of the oportunity to perceive female authors’ memorialistc writing as an empowerment place to those who had written it. We observed, from the analysis and studies realized, that Zélia Gattai’s memorialistic writing allowed the writter not only self-empowerment, as also (re)inventing herself while remembering herself and those with whom she coexisted, setting it up as a way of resistance against patriarchal oppressive forces that tend to subjugate female subjects.
women – memorialistc writting – Zélia Gattai
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
SANTANA, A.-MEMÓRIAS E OUTRAS HISTÓRIAS-REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA MEMORIALÍSTICA DE ZÉLIA GATTAI.pdf

Contexto

CRÍTICA CULTURAL
MARGENS DA LITERATURA
A CATEGORIA DO INSÓLITO EM REPRESENTAÇÕES SOBRE O SERTÃO

Banca Examinadora

ROBERTO HENRIQUE SEIDEL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCIA RIOS DA SILVA Participante Externo
JAILMA DOS SANTOS PEDREIRA MOREIRA Docente - PERMANENTE
ROBERTO HENRIQUE SEIDEL Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
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