Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
CIÊNCIAS SOB TENDAS - DESPERTANDO PARA A BIOTECNOLOGIA
GUSTAVO HENRIQUE VARELA SATURNINO ALVES
DISSERTAÇÃO
19/02/2016

A biotecnologia é definida como o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos para obter bens ou assegurar serviços. O ensino de biotecnologia é previsto na educação básica, mais especificamente durante o Ensino Médio, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Por ser uma área do setor produtivo que cresce no mundo todo, ações que promovam a biotecnologia são necessárias para informar e, até mesmo, educar a população acerca do tema. Neste sentido, os museus e centros de ciências desempenham um importante papel na difusão e popularização da Ciência e Tecnologia que, em geral, é realizada na forma de atividades lúdicas, interativas e criativas. Sob esta perspectiva, este trabalho teve como objetivo contribuir para a popularização científica, através da criação de um conjunto de oficinas interativo sobre biotecnologia dentro do museu itinerante “Ciências Sob Tendas" (CST), bem como avaliar a presença deste tema nos principais centros e museus de ciências do Estado do Rio de Janeiro. Como resultados constatamos que grande parte dos gestores dos espaços museais desconheciam o conceito de biotecnologia, assim como a maioria das exposições não abordava especificamente este tema. Porém, nós observamos que em todos os espaços pesquisados, havia exposições onde o tema poderia ser amplamente abordado. O conjunto de oficinas de Biotecnologia - contendo três oficinas - foi plenamente desenvolvido. Além disso, constatamos que a interação do público com as oficinas ocorreu, predominantemente, por meio dos mediadores, perdurando, em média, sete minutos. Identificamos, ainda, que os participantes (n= 184) indicaram a biotecnologia como uma das oficinas que mais gostaram dentre as expostas no CST. Esses dados reforçam que a popularização científica pode ser uma ferramenta eficiente para atrair a atenção para a biotecnologia e que precisa ser melhor explorada nos espaços científico-culturais do Estado. Assim, este trabalho contribuiu para a área da biotecnologia ao apresentar formas de cativar o público e potencializar o despertar de vocações científicas.

Museus de Ciências, Ensino, Biotecnologia, Popularização da ciência.
Biotechnology is defined as a set of knowledge that allows the use of biological agents to obtain goods or secure services. The teaching of biotechnology is foreseen in basic education, more specifically during high school, through the National Curricular Parameters for High School. Because it is an area of the productive section that grows all over the world, actions that promote biotechnology are necessary to inform and even educate the population about the subject. In this way, science museums and centers play an important role in the dissemination of Science and Technology, which is generally carried out in the form of playful, interactive and creative activities. From this perspective, the objective of this work was to contribute to scientific dissemination through the creation of a series of interactive workshops on biotechnology within the traveling museum "Sciences Under Tents" (SUT), as well as to evaluate the presence of this theme in the main science centers and museums of the State of Rio de Janeiro. As results, the majority of museum managers were unaware of the concept of biotechnology, as most of the exhibitions did not specifically address this theme. However, we observed that in all the spaces surveyed there were exhibitions where the theme could be explored. The set of Biotechnology workshops - containing three workshops - was fully developed. In addition, we found that the interaction of the public with the workshops occurred predominantly through the mediators, lasting an average of seven minutes. We also identified that participants (n = 184) indicated biotechnology as one of the workshops they liked the most among those exhibited in the SUT. These data reinforce that scientific dissemination can be an efficient tool to attract attention to biotechnology and needs to be better explored in the scientific-cultural spaces of the State. Thus, this work contributed to the area of biotechnology by presenting ways to captivate the public and potentiate the awakening of scientific vocations.
Science Museums, Teaching, Biotechnology, Science dissemination.
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
Ciências sob tendas - Despertando para a Biotecnologia

Banca Examinadora

LUCIANNE FRAGEL MADEIRA
Sim
Nome Categoria
HELENA CARLA CASTRO CARDOSO DE ALMEIDA Docente
ELEONORA KURTENBACH Participante Externo
GRAZIELLE RODRIGUES PEREIRA Participante Externo
MAURICIO ROBERTO MOTTA PINTO DA LUZ Participante Externo

Vínculo

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Não