A Geometria uma área muito importante do conhecimento matemático, mas o trabalho
pedagógico, quando é realizado na maioria das escolas, no Brasil, com esse importante
conteúdo matemático, ainda é fragilizado e, infelizmente, os alunos apresentam uma
dificuldade muito grande em compreender os conceitos e aplicações desse conteúdo.
Uma maneira que encontramos para possibilitar mudanças na atual realidade é propor o
uso de atividades práticas com materiais manipuláveis a partir da formulação e
resolução de problemas geométricos dos alunos. A formulação e resolução de
problemas em Matemática ainda é uma metodologia de ensino-aprendizagem pouco
explorada nas aulas de Matemática. Neste sentido, buscamos analisar o processo de
formulação e resolução de problemas geométricos por alunos do 3º Ano do Ensino
Médio de uma escola pública de Campina Grande-PB, com base em atividades com
materiais manipulativos. Os participantes da pesquisa foram os alunos de uma turma do
3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-
PB. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida no âmbito do Projeto
Investigando a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula:
Explorando Conexões entre Escola e Universidade, do Programa Observatório da Educação,
da CAPES e do qual fizemos parte como bolsista/pesquisadora. A pesquisa iniciou a
partir de uma revisão bibliográfica e aprofundamento teórico sobre a importância da
Geometria Espacial no Ensino Médio e o uso de materiais manipuláveis nas aulas de
Matemática, e a Formulação e Resolução de Problemas geométricos. Posteriormente,
aplicamos algumas tarefas em atividades que foram realizadas em pequenos grupos e
que envolviam o uso dos Sólidos geométricos e Sólidos de Platão, nas quais os alunos
usavam a criatividade para formular e resolver problemas geométricos, o que resultou
em um estudo de caso da turma, com destaque a um dos grupos participantes. Os dados
foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com o professor da turma e
com uma das alunas do grupo que se destacou, observação participante, vídeo e áudio
gravações, registros gravados e escritos dos alunos. Os resultados indicaram que existe
uma grande fragilidade em conhecimentos básicos de Geometria dos alunos dessa turma
e devido ao fato de não estarem acostumados a trabalhar em grupos, culminou na
limitação quanto à formulação de problemas, uma vez que os alunos da turma
formularam problemas não geométricos, problemas geométricos com dados numéricos
e problemas geométricos sem dados numéricos, utilizando apenas uma estratégia tanto
para a formulação como para a resolução. Com relação o grupo em destaque, o Grupo
02, seus alunos formularam problemas geométricos com dados numéricos e problemas
geométricos sem dados numéricos. A análise dos dados também nos mostrou que é
possível propor tarefas e atividades aos alunos, as quais possam estimular o potencial
criativo em Matemática de cada aluno.