Este trabalho tem como objetivo fornecer um método para a análise sistemática das atividades de leitura e interpretação de textos imagéticos presentes no livro didático de Língua Portuguesa. A partir da análise do livro didático do 1º ano, pertencente a uma coleção aprovada pelo PNLD, pretende-se discutir três propostas relativas ao trabalho com textos imagéticos, são elas: a) como ocorre o trabalho com textos imagéticos, uma vez que grande parte dos livros didáticos atuais possui uma considerável quantidade de conteúdo visual, manifestadas por meio de cores, fotografias e ilustrações, que o caracterizam como material multimodal; b) a forma como as imagens realizam intertextualidade entre o conteúdo linguístico e extralinguístico, com a finalidade do desenvolvimento e fortalecimento de um posicionamento crítico nos alunos e; c) os elementos socioculturais presentes no livro didático, se estes visam a capacidade do aluno em ler, interpretar e compreender os sentidos da imagem como as que circulam nas mídias, a partir de um olhar crítico. Para atingir os objetivos propostos pretende-se avaliar as atividades que envolvem leitura e interpretação de textos imagéticos, fundamentando-se para isso nos pressupostos teóricos de Mayer (2001, 2005), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Maingueneau (1993, 2004), Orlandi (1987;1998) Kresse van Leeuwen (2006), entre outros. Considerando que as imagens que circulam em diferentes veículos e mídias são derivadas das manifestações da linguagem da sociedade atual e que seu uso se torna cada dia maior, principalmente entre os jovens em idade escolar, seja nas redes sociais, nos livros didáticos ou mesmo em sua vida cotidiana, o presente trabalho mostra-se relevante para a verificação da capacidade de construção da criticidade dos alunos em relação aos textos imagéticos. Ler/interpretar uma imagem exige do leitor, um conhecimento maior dos recursos da linguagem, uma vez que o uso desse recurso envolve capacidade de intertextualidade, inferência e criticidade. A partir dos resultados obtidos percebeu-se que apesar do extenso número de imagens presentes nas atividades de leitura e interpretação de textos, apenas aproximadamente um terço dessas imagens são de cunho didático, com conteúdo relevante para as atividades. No que diz respeito a essa modalidade de letramento, especialmente, em relação aos textos imagéticos, a partir da fundamentação teórica levantada, em relação ao letramento visual e discursivo, constatou-se que apesar da importância desse tema, as propostas metodológicas ainda são poucas e muito arraigadas ao modelo tradicional de ensino, voltado em sua maioria, para atividades de textos narrativos.