Ancorando-nos na ideia de que a língua é um instrumento de interação social, de natureza essencialmente dinâmica, materializada a partir dos usos linguísticos que contingenciam as diferentes formas de configuração do discurso, buscamos, nesta pesquisa, compreender como se dá a articulação discursiva dos alunos investigados na produção dos seus textos. Com isso, detemo-nos as dimensões de plano discursivo, com ênfase nas noções de figura e fundo. Para esse empreendimento, adotamos os pressupostos teóricos que caracterizam a ambiência da Linguística Funcional Centrada no Uso, referenciando-nos em estudiosos como Givón (2001; 2011); Hopper & Thompson (1979; 1980), Furtado da Cunha, Costa e Cezario (2003); Martelotta (1998; 2003; 2008; 2011); Neves (1997; 1999; 2006; 2011), entre outros. Também, serviram-nos de subsídio as contribuições bakhtinianas (1995; 2000; 2003; 2005) em torno dos gêneros discursivos. Para constituir o corpus da pesquisa, coletamos produções textuais de alunos pertencentes ao 9º ano do Ensino Fundamental, advindos de uma escola pública estadual. Trata-se de vinte textos, sendo dez do gênero carta argumentativa e dez do gênero crônica. O estudo assume uma metodologia de caráter descritivo-interpretativo, na qual lançamos um olhar qualitativo sobre os dados. As análises efetivadas elucidaram o nível textual discursivo e os aspectos semânticos-pragmáticos na construção dos textos. A partir disso, visamos analisar como se dá a organização das ideias primárias e secundárias propagadas e veiculadas na produção escrita dos alunos, bem como são arquitetadas no plano discursivo. Desse modo, como a Linguística Funcional Centrada no Uso se direciona para o estudo da língua em seu uso efetivo, o plano discursivo foi escolhido como unidade de análise, tendo em vista que se constitui um campo profícuo no que tange a reflexão dos possíveis diálogos que podem ser estabelecidos nos estudos que tomam a linguagem como objeto de pesquisa. Discussões desta natureza podem trazer contribuições para o ensino de língua, já que vislumbram questões relativas a compreensão e produção textual. Os resultados obtidos, nesta pesquisa, evidenciam que os alunos investigados revelam dificuldades com a escrita, à disposição das informações enunciadas nos textos, em alguns casos, estão articuladas de maneira precária o que ocasiona prejuízos ao plano discursivo. Constatamos ainda incidências de muito relato, o que consiste em um indicativo que demonstra a objeção em argumentar os temas propostos.