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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
EDUCAÇÃO (31018017010P0)
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO NA POLÊMICA ACERCA DA HOMESCHOOLING.
MORONI AZEVEDO DE VASCONCELLOS
DISSERTAÇÃO
15/04/2016

Esta dissertação é o relato de uma pesquisa que teve por objetivo identificar as representações sociais de escolarização, que são a operacionalização de ideologias, por meio do exame de conflitos judiciais e parlamentares acerca da escolarização doméstica. Utilizouse a metodologia da análise retórica dos argumentos postos nos litígios, a qual requer a explicitação das partes envolvidas e as técnicas que utilizam para persuadir ou convencer os seus auditórios, estes, neste caso, são os membros de conselhos e parlamentares, bem como toda a população (o auditório universal concebido pelos oradores). Verificou-se que o desejável para os defensores da exclusividade do ensino oficial, obrigatoriedade da frequência nas escolas e para os seus opositores, o ensino doméstico, que orientam e coordenam as tomadas de posições dos envolvidos, são a expressão de duas ideologias acerca da vida social: (a) a estatista; (b) a liberal. A ideologia estatista considera que o Estado deve ser o único educador do povo; a liberal assume que as famílias são educadora por excelência e o Estado deve se subordinar àquelas. Tal polaridade, instituída por meio da dissociação da noção de escolarização, não pode ser superada, uma vez que são representações sociais incompatíveis, logo, não passíveis de serem resolvidas pela instauração de uma terceira via, por exemplo. De um ponto de vista psicossocial, tem-se que é factível explicitar representações sociais pelo exame de litígios, desde que se utilize a análise retórica para as expor.

Escolarização;Homeschooling;Representações Sociais;Análise Retórica
This dissertation is the result of a research that aimed to identify the social representations of education, which are the operationalization of ideologies, through the examination of judicial and parliamentary conflicts about home schooling. We used the methodology of rhetorical analysis of the arguments put in litigation, which requires the clarification of the parties involved and the techniques they use to persuade or convince their audiences, these, in this case, are the board members and parliamentarians, as well as the entire population (universal auditorium designed by the orators). It was found that the desirable for defenders of the exclusive official education, compulsory attendance at school and to their opponents, homeschooling, that guide and coordinate taken positions of those involved, are the expression of two ideologies about social life: (a) the statist; (B) the liberal. The statist ideology believes that the state should be the sole educator of the people; The liberal assumes that families are an educator par excellence and the state should be subordinate to those. Such polarity, established by the dissociation of the concept of education, can not be overcome, since they are incompatible social representations, therefore, not likely to be resolved by the introduction of a third way, for example. From a psychosocial point of view, is feasible explicit the social representations by examining disputes, provided they use the rhetoric analysis to expose. Keywords: Schooling, Homeschooling, Social Representation, Rhetoric.
Rhetoric.;Schooling;Homeschooling;Social Representation,
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação -MORÔNI AZEVEDO DE VASCONCELLOS.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - RSPE
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

TARSO BONILHA MAZZOTTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCUS VINICIUS DA CUNHA Participante Externo
HELENICE MAIA GONCALVES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP Ministério da Educação Governo Federal
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