Esta dissertação é o relato de uma pesquisa que teve por objetivo identificar as
representações sociais de escolarização, que são a operacionalização de ideologias, por meio
do exame de conflitos judiciais e parlamentares acerca da escolarização doméstica. Utilizouse
a metodologia da análise retórica dos argumentos postos nos litígios, a qual requer a
explicitação das partes envolvidas e as técnicas que utilizam para persuadir ou convencer os
seus auditórios, estes, neste caso, são os membros de conselhos e parlamentares, bem como
toda a população (o auditório universal concebido pelos oradores). Verificou-se que o desejável
para os defensores da exclusividade do ensino oficial, obrigatoriedade da frequência nas
escolas e para os seus opositores, o ensino doméstico, que orientam e coordenam as tomadas
de posições dos envolvidos, são a expressão de duas ideologias acerca da vida social: (a) a
estatista; (b) a liberal. A ideologia estatista considera que o Estado deve ser o único educador
do povo; a liberal assume que as famílias são educadora por excelência e o Estado deve se
subordinar àquelas. Tal polaridade, instituída por meio da dissociação da noção de
escolarização, não pode ser superada, uma vez que são representações sociais incompatíveis,
logo, não passíveis de serem resolvidas pela instauração de uma terceira via, por exemplo. De
um ponto de vista psicossocial, tem-se que é factível explicitar representações sociais pelo
exame de litígios, desde que se utilize a análise retórica para as expor.
This dissertation is the result of a research that aimed to identify the social
representations of education, which are the operationalization of ideologies, through the
examination of judicial and parliamentary conflicts about home schooling. We used the
methodology of rhetorical analysis of the arguments put in litigation, which requires the
clarification of the parties involved and the techniques they use to persuade or convince their
audiences, these, in this case, are the board members and parliamentarians, as well as the entire
population (universal auditorium designed by the orators). It was found that the desirable for
defenders of the exclusive official education, compulsory attendance at school and to their
opponents, homeschooling, that guide and coordinate taken positions of those involved, are the
expression of two ideologies about social life: (a) the statist; (B) the liberal. The statist ideology
believes that the state should be the sole educator of the people; The liberal assumes that
families are an educator par excellence and the state should be subordinate to those. Such
polarity, established by the dissociation of the concept of education, can not be overcome, since
they are incompatible social representations, therefore, not likely to be resolved by the
introduction of a third way, for example. From a psychosocial point of view, is feasible explicit
the social representations by examining disputes, provided they use the rhetoric analysis to
expose.
Keywords: Schooling, Homeschooling, Social Representation, Rhetoric.