Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
História da Arte (33009015086P6)
A PINTURA BEURONENSE NA BASÍLICA DO MOSTEIRO BENEDITINO DE SÃO PAULO: 1914-1922
KLENCY KAKAZU DE BRITO YANG
DISSERTAÇÃO
19/09/2016

Este trabalho trata do estudo das pinturas parietais na Basílica de Nossa Senhora de Assunção, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo. A Igreja foi ornamentada após a Restauração da Congregação Beneditina Brasileira, um esforço conjunto da Congregação Beneditina Brasileira e a Congregação de Beuron. Com a chegada dos monges europeus, houve o revival do canto gregoriano e a vinda da arte monástica beuronense; modelo artístico existente na Basílica de São Paulo. O estudo foi desenvolvido através de análise bibliográfica e pesquisa de campo para elucidação das questões sobre a arte beuronense produzida na Basílica, com ênfase em documentos primários e no livro The Aesthetic of Beuron and other writings de Desiderius Lenz (2007). Este trabalho concluiu que houve a circulação de modelos beuronenses dentro e fora dos muros beneditinos, e que a produçãobeuronense paulistana possui características ímpares do artista Dom Adelbert Gresnicht, que foi discípulo de Dom Desiderius Lenz na “Escola de Arte de Beuron”.

Pintura beuronense;Arte religiosa;Escola de Arte de Beuron;Pintura monumental sacra;Arte beneditina.
This work aims the study of the wall paintings in the Basilica of Our Lady of the Assumption in the Monastery of St. Benedict,at São Paulo city. The church was ornamented after the movement called Restoration of the Brazilian Benedictine Congregation, a joint effort of the Brazilian Benedictine Congregation and Congregation of Beuron. With the arrival of European monks in Brazil, the Beuronese Arts were also landing and fomented therevival of the Gregorian chant, the visual art that arrived was the same model that it is in São Paulo city. This study was developed through literature analysis and field research for elucidation of the questions about beuronese art produced in the São Bento’s Basilica, with emphasis on primary documents and in The Aesthetic of Beuron and other writings by Desiderius Lenz (2007). This research concluded that there was a movement of beuronese models inside and outside the Benedictine walls, and the São Paulo beuronese work has an unique characteristics by the artist Dom Adelbert Gresnicht, who was a disciple of Dom Desiderius Lenz in the "Art School of Beuron."
Beuronese painting;Religious art;Beuron School of Art;Parietal monumental sacredpainting;Benedictine art.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

HISTÓRIA DA ARTE
ARTE, CIRCULAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS
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Banca Examinadora

ANDRE LUIZ TAVARES PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELAINE CRISTINA DIAS Docente - PERMANENTE
LUCIANO MIGLIACCIO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Auxílio Financeiro 24

Vínculo

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Sim