Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
EDUCAÇÃO (42003016014P2)
Materialização do Ensino Médio Politécnico em uma Escola Pública do Rio Grande Do Sul
MARIA DO CARMO LOPEZ BALADO
DISSERTAÇÃO
05/08/2016

O estudo aqui desenvolvido analisou o processo de materialização do Ensino Médio Politécnico em uma escola pública do estado do RS. Em seus capítulos foram consideradas as particularidades dos cenários nacional e estadual e as concepções político-ideológicas em que a política se fundamenta, suas bases e princípios norteadores. A pesquisa procurou responder ao problema assim definido: “De que maneira se materializou a política do Ensino Médio Politécnico em uma escola central do município de Porto Alegre sob o ponto de vista de seus professores e grupo gestor?”. Para isto foram selecionados três eixos investigativos: 1. A maneira como a política foi recebida na escola pesquisada; 2. Como foi interpretado o texto da política e compreendidos os conceitos bases; 3. De que maneira ocorreu o processo de materialização. Após a análise de conteúdos destes eixos emergiram, pela ordem, três categorias de análise: Entre a resistência e a ressignificação do currículo; O texto da política: recontextualizações; Reestruturação curricular: análise da prática. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou uma metodologia de estudo de caso que foi desenvolvida em dois estágios: o primeiro, um grupo focal com a equipe gestora e a aplicação de um questionário aos professores; o segundo, através de três grupos focais divididos entre as áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática e C. da Natureza juntas e, Ciências Humanas. A fundamentação teórica ocorreu a partir dos referenciais dos campos de estudo em políticas públicas, da história e da sociologia da educação, principalmente. As análises e interpretações dos dados trouxeram alguns resultados que cabem destacar: evidenciaram-se as resistências à proposta devido ao desconhecimento de seus fundamentos e, principalmente, à maneira impositiva com que foi apresentada às escolas; o processo de recontextualização da política assegurou uma escolha coletiva e consciente de trabalho (ainda que não fosse unânime) a qual vinculou concretamente o E.M. Politécnico ao Projeto Político Pedagógico da escola. Por fim, talvez a principal causa para o fortalecimento do Politécnico nesta escola, o trabalho coletivo e, nele, a certeza de que o Ensino Médio precisava de mudanças, quais fossem, e que cabia aos professores e grupo gestor da escola fazer seu melhor para que isso acontecesse. Concluindo, o Ensino Médio Politécnico representou para as escolas públicas estaduais do RS, uma oportunidade real de fazer o movimento de mudança. Esta escola o fez. No entanto, há dúvidas sobre o que dele ficou: o nome e a estrutura curricular permanecem, de fato, mas não a sua alma. Por que? Talvez porque outros ventos trouxeram novas ou não tão novas concepções ou, talvez porque sua alma nunca fora vislumbrada.

Políticas Públicas;Ensino Médio;Politecnia.
The study developed analyzed the materialization process of the Polytechnic in a public High school in the state Rio Grande do Sul, Brazil. In its chapters, it was considered the particularities of the national and state scenarios as well as the political-ideological conceptions in which the politic is based, its basis and guiding principles. The research sought to answer the problem defined as: "How to materialize the policy of the Polytechnic in the High School in a central school in the city of Porto Alegre from the teachers´ point of view?" It was selected three investigative areas: 1. The way the policy was received in the researched school; 2. How was interpreted the policy text and how understood its basics concepts; 3. In which way occured the materialization process. After the content analysis of these axes emerged, in order, three categories of analysis: Between resistance and reframing the curriculum; The text of the policy: recontextualizations; Curricular restructuring: analysis of practice.The research followed a qualitative approach and used the case study methodology which was developed in two stages: the first stage, a focus group with the management team and application of a questionnaire to the teachers; at second, through three focus groups according to the areas of knowledgement : Languages, Mathematics and Natural and Human Sciences.The theoretical fundamentation occurred mainly from the reference fields of study in public policy, history and sociology of education. The analyzes and the data interpretations brought some results that deserve highlight: the resistance to the proposal due to the lack of knowledge about its grounds and especially by the imposing way it was presented to the schools; the process of the policy recontextualisation ensured a collective and conscious choice of work (although it was not unanimous) which linked the High School Polytechnic to the school pedagogical political Project. And finally, perhaps the main reason for the strengthening of the Polytechnic in this school was the collective work and, with it the sure that the High School needed changes, whatever they were, and it was up to the teachers and school management do their best to that to happen In conclusion, the Polytechnic High School represented to the RS public schools, a real opportunity to move forward changes. And this school did. However, there are doubts about what still remained: the name and curriculum in fact remained, but not its soul. Why? Perhaps because other winds brought new, or not so new, conceptions, or perhaps because its soul was never envisioned.
Public Policy;High School;Polytechnic.
01
156
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
CURRÍCULO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
-

Banca Examinadora

MARIA DE FÁTIMA COSSIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NAIRA LISBOA FRANZOI Participante Externo
CONCEICAO PALUDO Docente - PERMANENTE
MARIANGELA SILVEIRA BAIRROS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim